Animação tentáculos

Por: D4d  

Em: 29/01/2007 14:38

Bom, eu gostaria de fazer um rig para um objeto(imagens abaixo), eu gostaria que esses tentaculos se movessem como uma onda(tipo as sentinelas do matrix, ou akela etéia do mib 2), porem as bolinhas da ponta nao deve sofrer alteracoes na malha, apenas devem seguir o tentaculo. To penando aki pra tentar fazer um rig, que eu possa fazer esse tipo de controle (talvez um rig de um polvo ou alguma coisa assim) , se alguem tiver alguma coisa que me ajude ia ficar muito grato. O objeto eh esse, eh um logo de uma empresa em 3D. Valew
Olá D4d, tudo bem? Você pode utilizar Bones configurados com uma line através de Spline IK. Dessa forma você irá conseguir o movimento de onda nos tentáculos. Para usar o Spline IK é bem simples. Basta criar a sequência de bones para o tentáculo, e uma line com as curvas do tentáculo. Agora aplique o Spline IK, selecionando o primeiro Bone e indo na opção de menu: Animation / IK Solvers / SplineIK Solver, aí você irá clicar no último bone da sequência e depois na Line. O número de vértices da Line irá definir o número de controladores do Spline IK.
Sergio Feitosa
opa, tudo bom Feitosa, muito bacana, consigui fazer o rig com esse controle, valew, gostaria de saber se não teria alguma forma de altomatizar isso. Exemplo: quando eu acrescentar um certo valor em um parametro criado por mim mesmo. a animacao ja aconteca, como se eu colocasse o modificador wave e acrescentase no phase,entende?.
Olá D4d, tudo bem? Dependendo do que você quer, pode usar o Modificador Flex para que os tentáculos se movam sozinho, automaticamente. Mas se você deseja criar um controle mais elaborada a partir de parâmetros, poderá utilizar Custom Attributes com Wire Parameters, por exemplo. Tutorial de Custom Attributes com Wire Parameters: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16624
Sergio Feitosa
Oi D4d, tudo bem? Acho que o Feitosa já te passou todas as dicas que eu poderia te dar. Só com relação a esfera na ponta dos tentáculos que você disse que não podem deformar. Se quiser, nem precisa adicionar elas no envelopamento do Skin, poderia deixar todas separadas e depois linkar no último Bone de cada braço, assim, elas sempre estariam no final dos tentáculos e não vai se deformar. Sobre o rig automatizado, se criar um Wire entre cada Dummy do Spline IK e fazer o Dummy posterior rotacionar a metade ou um terço do bone anterior, poderá linkar o Dummy base num Manipulator ou um custom attribute para controlar a movimentação de cada tentáculo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 854

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.