VRay: Mapa de Opacidade causando erro no render

Por: Juliano Azeredo  

Em: 08/02/2007 14:02

Caros participantes do fórum Utilizei mapa de opacidade para colocar a vegetação e causou erros no render. Nesta imagem abaixo mostro em wireframe, em render e apenas os mapas isolados, onde foram utilizados na cena (são apenas planos com o material aplicado neles). Na imagem seguinte mostro onde ocorreram os erros. Nesta imagem as setas indicam os erros: -Setas vermelhas: mostra exatamente onde termina o plane (vide imagem anterior) causando um "linha" bem nítida do erro causado. -Setas azuis: não apareceu a água da banheira nestas partes -Seta amarela: o vidro da janela ficou sem reflexão a apenas com a refração (da banheira sem água, ou até pode ter água mas sem o displace nem o reflexo da água) Gostaria de saber se isso pode ter sido causado pela setagem do material utilizado como mapa de opacidade. Segue abaixo setagem do material Será que o fato de em REFRACTION os itens Use Interpolation, Affect Shadows e Affect Alpha estarem desabilitados pode ter acarretado este erro de render? Qualquer ajuda será muito bem vinda! PS: para corrigir estes erros na imagem final deu um certo trabalho. Tive de renderizar parcialmente a cena sem a vegetação, salva em .TGA, inserir na imagem original com o problema e dps fazer ajustes de transparência para tentar minimizar os erros, mas mesmo assim, observando com cuidado se nota a emenda... aff!! Segue abaixo as duas imagens: a com o erro e a imagem tratada. COM ERROS TRATADA Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Pessoal... Não sei se o motivo de, até agora eu não ter obtido resposta sobre este problema, tenha sido pelo fato de a Tresd1 estar mudando de servidor, mas espero que tenha sido esta a razão. Ainda no aguardo de algum bom samaritano... rss! Abraços
fala Juliano. Vi sua mensagem e comecei a fazer uns testes .... eu nunca tinha reparado neste problema...e não é q vc tem razão mesmo....realmente isso acontece. Eu fucei em várias coisas, mas ainda não consegui resolver. o que eu cheguei mais perto foi alterar o valor desta opção que está destacada na imagem em anexo. Aparentemente, se o valor pudesse ser menor do que 0,001 acho q resolveria, mas ainda não é isso. tentei responder pelo forum, mas tá trancado pra respostas. Eu vou tentar mais um pouco, se eu conseguir alguma coisa eu te dou um toque, mas se vc conseguir resolver, manda no forum ou no meu e-mail, pq certamente passarei por isso tbém. Obs: O detalhe é q no scanline isso não acontece. Abraço, Sander
sanderpalma Conversei sobre o assunto com alguns alguns contatatos, e me deram algumas opções para tentar sanar este problema. Mas ainda não tive tempo de testar... Assim que obtiver resultados, posto aqui com certeza!
Oi Juliano, tudo bem? Nas primeiras versões do V-Ray a gente usava o Material Standard mesmo quando tivesse que fazer isso, porque o Material V-Ray vai refratar quando aplicar uma transparência, onde é transparente vai funcionar como vidro e não como algo invisível. Mas parece que nas versões recentes ele tem um Slot chamado Cutout ou coisa parecida justamente para fazer isso, para simular transparência como invisibilidade e não como vidro. Dá uma olhada no material do V-Ray. Mas caso não tenha isso, então, a primeira coisa a fazer é testar se funciona bem com o Material Standard e o mapa de opacidade no Opacity, assim, não vai gerar refração. Se não ficar legal e tiver que fazer com o material do V-Ray mesmo, então, a primeira providência é retirar a refração dele, deve colocar 1 no IOR ou 0, para não refratar, qualquer outro valor vai refratar. Acho que habilitar a opção Affect Shadow também é muito importante, para a sombra respeitar essa transparência. O Affect Alpha também é bom marcar. Testa essas coisas ai, deve funcionar. Mas se for como antes, basta usar como é feito no Max com um material Standard. Abraços
Andre Como sempre vc muito solícito e atento aos post!! Vlws mesmo pelas dicas. Conversando ontem com o Tiagodmed, foi algo bem parecido com o que ele falou. ..."blend do scaline, textura no vray material e o material standard com 100% de opacidade... e ai o mapa de opacidade vai para separa no blend" palavras do Tiago. Assim que arrumar tempo faço os testes... Sanderpalma... se tiver disposto a tentar isto antes de mim, agradeço se dps postar os resultados, cara. Abraços a todos!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 567

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.