Expressão na pelvis serve apenas para uma única posição?

Por: Bisewski  

Em: 10/04/2007 19:38

No tutorial do Andre, sobre pelvis, ele usa uma expressão para que quando movimentamos o pé, a cintura se movimente automaticamente. É mais ou menos essa > [ esq.x, esq.y, esq.z/6 ]/4 . O problema é que essa expressão funciona se não vamos tirar do lugar o personagem, por que se ele vai ter todo um ambiente não vai dar certo. Por exemplo, se eu faço duas pernas, aplico um Ik e para movimentar o pé uso um Dummy, para facilitar, criamos um shape para servir de chão, assim podemos movimentar todo o esqueleto sem necessitar selecionar todos os controladores. Aí como pelvis uso um outro Dummy. Nessa pelvis aplico a expressão acima. Se movo uma das patas, automaticamente a pelviz se movimenta também. Mas e seu eu mover o chão? O que acontece é que naturalmente também estou movendo o dummy do pé, o que vai afetar a pelvis. Eu estou tentando fuçar alguma cois sobre isso, ms tem muito pouco sobre o assunto, de repente se alguém souber de alguma alteração ou onde estou errando, por favor poste aí. Obrigado.
o nº de controladores, expressões, scrips etc... q vc usa em um personagem vai variar de acordo com os movimentos q vc planeja fazer com ele, ai o fato de q é bom fazer um planejamento antes de por a mão na massa.... outra coisa é q as vezes queremos colocar milhões de controladores para fazer centenas de movimentos, mas pela enorme quantidade de coisa acaba prejudicando para animar, pois o simples fica complicado.... eu não curto colocar expressões para q o plevis se movimente junto com as pernas...isso eu prefiro fazer separado pq fica mais natural....e junto até atrapalha para animar...
Abração Té+
Oi gente, tudo bem? É por isso que eu sempre comento aqui sobre o problema de uma pessoa sem o devido conhecimento afirmar que alguma coisa não funciona, que alguma coisa tem problemas, que algum recurso tem bug. Só pode afirmar assim quem tem grande conhecimento, porque um iniciante que ler isso vai achar que a expressão que eu explico no tutorial não funciona corretamente, pois esse iniciante não tem como saber que o autor da mensagem é tão iniciante quanto ele. O certo é falar que não conseguiu, que teve problemas, mas não que está errado e não funciona, a não ser que tenha conhecimento o suficiente para afirmar isso. Eu fico tão chateado e preocupado com essas coisas que fui agora mesmo fazer um teste para mostrar aqui que funciona perfeitamente, é só saber fazer, é só ter o devido conhecimento dos recursos. Animação de personagem não é para iniciantes, é o que tem de mais complexo em 3D, depende de anos de experiência para poder entender tudo perfeitamente e montar os controladores para fazer o que quiser sem ter nenhum problema. Se esse é seu primeiro personagem, pode esquecer de controlar tudo perfeitamente com estes recursos, porque não vai conseguir. Depende de fazer 10 personagens desse para começar a entender bem o funcionamento das coisas. Não é no primeiro que se aprende, nem no segundo e nem no terceiro. Precisa dominar muito bem a questão de controllers, contraints, expressions, Wires e tudo mais para poder juntar tudo no mesmo personagem e tudo funcionar como o esperado. Conhecendo bem do assunto, tudo é possível, nada dá problema e não limita a animação usar expressões, pelo contrário, facilita muito e ajuda no realismo. Porque a expressão não precisa controlar um membro de modo que você não possa animá-lo manualmente, pode simplesmente ter dois controladores no mesmo objeto e animar pela expressão e manualmente ao mesmo tempo. Um não interfere no outro, um ajuda o outro quando for bem feito. Olhe no teste como funciona perfeitamente. [video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/teste_rig.avi,320,280] Abraços
opa, me ferrei.
É brother... mas não se desespere... estude mais, planeje mais, como o nosso amigo LeandroM já disse. No curso onde estou fazendo comecei o módulo de rigg... na primeira aula foi tranquilo, mostrando alguns movimentos básicos... mas já na segunda aula, qnd o prof mostrou as funcionalidades dos bones, do biped, controladores, etc., eu tive vontade de ir embora... é muito complexo mesmo... mas não desisti... Se vc ker e/ou tem a necessidade de aprender rigg, eu aconselho a fazer um curso... e é lógico, pedindo ajuda aos amigos daki do fórum q sempre têm boa vontade em esclarecer algumas dúvidas... Não desista não brother... vá à luta...
Bom André, eu peço desculpas, realmente não quis questionar o seu conhecimento, com certeza você é um mestre para a maioria da turma, inclusive para mim. O que acontece é que tentei encontrar uma esplicação lógica para o que estava havendo. É como você resaltou, é coisa de principiante. Sorry. Eu fiz um vídeozinho abaixo mostrando o que estava havendo e como contornei, por que realmente não sei ondo erro que seguindo o tuto não consigo fazer funcionar. Tive que selecionar o Controller Position XYZ em vez do objeto inteiro. http://br.geocities.com/portdafamilia/expression/expression.html
Oi Bisewski, tudo bem? Eu também quero te pedir desculpas pela forma que eu postei a mensagem, é que na hora eu fiquei tão chateado que abri o Max, peguei um personagem e coloquei aquele círculo de base na hora, só para mostrar aqui que funcionava, pois o personagem não tinha aquela base, fiz em 5 minutos e gravei o vídeo da movimentação para poder mostrar aqui no tópico. Porque aquele tutorial que eu explico a expressão para mover a pélvis é apenas uma minúscula parte de tudo que está envolvido no Rig, este personagem do meu teste deve ter mais de 10 expressões diferentes nele, que servem para controlar vários aspectos, como o cotovelo por exemplo. Então, acompanhando e sabendo apenas a expressão que eu explico no tutorial, fica difícil de ver o todo e montar um Rig completo controlado por expressões. Mas é um bom começo para entender como as coisas funcionam, é um ponto de partida para o estudo, mas vai depender de muito estudo em cima disso para poder criar o que quiser e da forma que quiser. Precisaria de 50 tutoriais para explicar tudo detalhadamente, pois é um assunto bem complexo mesmo. Mas você está indo bem, eu vi o seu vídeo e funcionou, o que interessa é funcionar, não importa a forma que fez, pois tem várias formas de fazer a mesma coisa e todas estão certas. No primeiro personagem que eu fiz com Bones, na época do 3ds max 2, eu nem imaginava que existia essa possibilidade de controlar com expressões, sempre aprendi tudo sozinho e não tinha muita coisa na internet nessa época. No seu primeiro personagem você já está usando expressões. O dia que eu encontrei um tutorial falando de expressões, fiquei 6 meses estudando isso, de tão maravilhoso que eu achei. E este tutorial explicava justamente como fazer a expressão da pélvis, a partir dai eu desenvolvi o resto. Depois fiz um tutorial meu da pélvis que ficava no CD de Brinde da 3D1 desde o Max 4, mas agora no site novo eu resolvi colocar aqui a disposição dos leitores. No teste que eu fiz ontem para colocar a base no meu personagem, usei uma expressão muito parecida com a da pélvis aplicada na base, fazendo os pés se moverem junto com ela pela expressão, assim, o movimento dos pés não atua sobre a expressão que controla o movimento da pélvis. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 738

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.