Oi Bisewski, tudo bem?
Eu também quero te pedir desculpas pela forma que eu postei a mensagem, é que na hora eu fiquei tão chateado que abri o Max, peguei um personagem e coloquei aquele círculo de base na hora, só para mostrar aqui que funcionava, pois o personagem não tinha aquela base, fiz em 5 minutos e gravei o vídeo da movimentação para poder mostrar aqui no tópico.
Porque aquele tutorial que eu explico a expressão para mover a pélvis é apenas uma minúscula parte de tudo que está envolvido no Rig, este personagem do meu teste deve ter mais de 10 expressões diferentes nele, que servem para controlar vários aspectos, como o cotovelo por exemplo.
Então, acompanhando e sabendo apenas a expressão que eu explico no tutorial, fica difícil de ver o todo e montar um Rig completo controlado por expressões.
Mas é um bom começo para entender como as coisas funcionam, é um ponto de partida para o estudo, mas vai depender de muito estudo em cima disso para poder criar o que quiser e da forma que quiser.
Precisaria de 50 tutoriais para explicar tudo detalhadamente, pois é um assunto bem complexo mesmo.
Mas você está indo bem, eu vi o seu vídeo e funcionou, o que interessa é funcionar, não importa a forma que fez, pois tem várias formas de fazer a mesma coisa e todas estão certas.
No primeiro personagem que eu fiz com Bones, na época do 3ds max 2, eu nem imaginava que existia essa possibilidade de controlar com expressões, sempre aprendi tudo sozinho e não tinha muita coisa na internet nessa época. No seu primeiro personagem você já está usando expressões.
O dia que eu encontrei um tutorial falando de expressões, fiquei 6 meses estudando isso, de tão maravilhoso que eu achei.
E este tutorial explicava justamente como fazer a expressão da pélvis, a partir dai eu desenvolvi o resto.
Depois fiz um tutorial meu da pélvis que ficava no CD de Brinde da 3D1 desde o Max 4, mas agora no site novo eu resolvi colocar aqui a disposição dos leitores.
No teste que eu fiz ontem para colocar a base no meu personagem, usei uma expressão muito parecida com a da pélvis aplicada na base, fazendo os pés se moverem junto com ela pela expressão, assim, o movimento dos pés não atua sobre a expressão que controla o movimento da pélvis.
Abraços