Shader existe dentro de um arquivo, mas não em outros...

Por: Bisewski  

Em: 18/05/2007 14:58

Eu baixei um arquivo do max 7 se não me engano. Nos materiais desse arquivo, já com a cena aberta, eu tenho no material editor um slot com o shader Glare da lume. Até nenhuma novidade, ele usou esse slot instancioado na opção Output da aba Renderer no mentalray. Mas o que não estou entendendo é que eu não tenho esse shader, não nem sinal dele na minha lista, mas dentro desse arquivo eu consigo editar os parâmetros dele, e posso confirmar que ele está funcionando sem problemas. É como se esse shader, tivesse sido arrastado de outro programa aberto e soltado no material editor. Mesmo com esse arquivo aberto, o que possui o Glare no material editor, não esse esse shader na lista. A única chance que eu tenho é de ir duplicando ele e usando em outros canais. Para mim é muito estranho, por que shaders não são DLLs que devem ser colocadas em uma pasta específica? Como é que esse shaders, veio anexado dentro do arquivo max??? É normal isso?
Bisewski Esse shader do MentalRay, só ficará disponível, se o MentalRay estive como o render desta sua nova cena. Para habilitar abra o Render Scene (F10), vá em Assign Render e habilite o MRay.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
O que está acontecendo é mais ou menos assim fera. Eu não tenho o shader Glare na minha máquina. Não tenho a Dll desse shader na pasta shader do mental ray. Esse shader é usado por exemplo no canal output, como prova, se eu tivesse esse shader instalado, ao clicar no botão none do canal Output, ele deveria aparecer na lista. Mas eu já verifiquei e relamente não tenho esse shader na minha máquina. Quando baixamos um arquivo da net que vem com algum shader que não temos na máquina, já o inicio, ele aparece uma menssagem dizendo missing dll. Só que eu achei estranho que baixei um arquivo da internet que usava esse shader, logo imaginei que ia dar erro, mas não deu, pelo contrário, eu até consigo acessar e configurar seus parâmetros. É isso que eu não entendi, como um shader que eu não tenho ma minha máquina pode rodar corretamente. Na pasta desse arquivo só vem o arquivo .max, não tenho instalado esse shader na máquina, como ele pode rodar assim, tranquilo através apenas desse arquivo? Talvez ele não seja um shader, talvez seja outra coisa, mas o nome dele é Glare(Lume) até onde eu sei esse é um shader, sendo assim deveria ter uma dll e um .mi sei lá entende....rs*... Abraços
Hum, é o esse shader está escondido, tem que ser abilitado no no bloco de notas. Se não me engano o próprio André já disse algo sobre isso em um dos seus tutoriais.
8:) Vc ja percebeu q um objeto no formato HIDE pode ser renderizado, se vc mandar o 3dsMAX renderizar as "coisas" q estão em HIDE? Né verdade? então he isso q acho q esta acontecendo com vc! se vc não esta vendo o shader aparecer... não implica q ele não esteja sendo usado na cena! no entanto, para vc dar um Unhide no SHADER não he atraves de um botão como acontece com os seus objetos... risos... abaixo explico como vc retirar o shader do modo HIDE. O shader Glare(Lume) vem junto com o mental ray q vem no max, ele foi desenvolvido pela empresa LUME e distribuido juntamente com o mental ray q vem no 3dsMAX - no entando vc tem q HABILITA-LO se quiser utiliza-LO! obs.: ele vem no formato HIDE(escondido). Obs02.: todos os shaderes qndo no formato habilitado - so apareceram disponíveis para uso qndo vc apertar no slot q ele pode ser utilizado. Ex.: PASSO01>:o shader Glare(Lume), se vc retirou o HIDE, aparecerá como opção para ser usado qndo vc tentar colocar algo no SLOT output da camera por exemplo: Renderer> Camera Effects> Output - SLOT aonde ele pode ser aplicado. Agora he so vc clicar no slot e escolher o shader Glare(Lume)... depois arrasta como Instance para o material editor e edita o shader para vc chegar no resultado q deseja. So lembrando... qndo o Glare(Lume) estiver na cena, aonde tem locais com iluminação intesa ele gera um efeito q acontece com todas as câmeras no mundo real q se encontra nesta situção! He bem simples HABILITALO: ------ Antes de tudo feche o 3dsMAx e não me responsabilizo por qualquer danos q possa vim a ser causado no seu programa se seguir as dicas abaixo ------ Hô MEDO! HEIM?!?!?... kakak :-P :lol: 1)_ va na pasta especificada na img 01. 2)_ procure o arquivo da LUME.mi ---abra no bloco de notas ----- depois procura no texto da programação a região q tem falando sobre o Glare(Lume)--- delete "hidden" ---- como na imagem02 acima. 3)_ agora so faça salvar! 4)_ Agora abra o seu 3dsMAX e faça o procedimento do PASSO01 para ver se ele vai aparecer.
DEUS é maior!
Cadê o botão do "i Agree" para aceitar os riscos...rs*. Valeu fera pela ajuda...As vezes eu acho que não paramos para pensar um pouco, por que na verdade todo esse esquema eu já sabia através de um tuto do André, que não era exclusivo a esse assunto, mas ele deu uma pincelada nele, fazendo críticas. Eu já "recodifiquei" "toda" a estrutura do arquivo lume.mi....rs*, e deu certo. E quanto ao fato de o glare assim como outros shaders serem usados apenas em alguns canais, eu também já tinha conhecimento, é assim com os a maioria dos shaders que se usam no rollout Mentalray Conections. Valeu e abraços..
Oi Bisewski, tudo bem? O Glare serve para gerar o efeito de estouro da luz nos pontos mais intensos. Igual acontece quando tiramos fotos de um ponto de luz, que gera aquele halo ao redor do ponto mais intenso. O Glare faz isso em qualquer superfície muito intensa, seja porque o material é auto-iluminado ou porque o material está refletindo uma área muito intensa. Quando o Shader está travado, ele só não aparece para você, mas se outra pessoa usar num Max que o Shader está destravado e você abrir no seu Max, o Shader vai aparecer no arquivo normalmente. Quando é um Shader de terceiros que não acompanha o Max, ai vai dar a mensagem de erro que não tem o Shader. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 507

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.