Caustic no MR...

Por: sneffetsd  

Em: 23/06/2007 19:31

E aee galera?BLZ??? Bom é o seguinte, eu tou fazendo meus primeiros testes com o Mental Ray, ja tou economizando para comprar o curso do Andre. Bom a duvida é que eu num tou conseguindo fazer os caustics usando os shader do mr so o padrão do 3d. Bom é isso ;) Alguem tem alguma coisa pra me ajudar?
rapz meu negocio e vray mas se eu naum me engano tem um tuto aqui no 3d1
Olá sneffetsd! Dá uma olhada en grupos de estudo e colaborações que tem um tópico que fala bastante à respeito de caustics principalmente no mentalray. O autor é o leitor Tirmey. abraço!
Eis aí o link: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=20167&highlight=ajuda+com+caustics ;)
Opa vlw ;)
Oi sneffetsd, tudo bem? Vou falar para você o que sempre falo para todo mundo nessa situação, alguns até ficam chateados comigo, mas eu estou explicando a melhor opção. Quando está iniciando no Mental Ray, não é boa idéia se preocupar com Shader dele, porque é a parte mais complexa. A coisa mais importante do mundo é aprender a configurar os recursos do Mental Ray em todos os sentidos, porque com os materiais padrões do Max funciona perfeitamente, então, não precisa aprender Shaders no início. Mas sem saber detalhadamente o que faz cada recurso da janela de render, não tem como fazer as coisas de acordo, com ou sem Shaders, entende? A melhor opção de gerar materiais de vidro com Caustics e tudo mais de forma fácil é usando o material Raytrace do Max mesmo. Para compor o vidro com Shaders do Mental Ray depende de muito mais conhecimento sobre o render, depende também do Shader que está usando, porque você pode criar vidro com vários e cada um é diferente, tem o Dielectric, o DGS, o Glass da Lume, o Transparency, o Refract, com todos eles dá para criar materiais transparentes que geram caustics. No grupo de estudo e no tópico que os amigos indicaram, a gente fala bastante sobre isso, mas eu sugiro que não se preocupe com isso agora. Abraços
Opa Andre? Por que eu ficaria chateado? Voce tem total razão! Eu so queria testar, eu usei o raytrace e obtive um resultado legal. Eu consegui gerar o material do vidro "fusando" os shader do MR e ate que gostei do material que obtive, so que ele não gereva caustic mesmo. Estarei comprando seu curso com esperanças de aprender mais sobre mental ray *-* Abraços a todos ;)
Oi Sneffetsd, tudo bem? No vídeo curso eu mostro como compor os principais materiais com os principais Shaders, para explicar como criar materiais que são impossíveis de criar com os recursos padrões, mas no resto, você pode usar os recursos padrões sem problema, é até o mais indicado. Porque a Autodesk fez de tudo para facilitar ao máximo para os iniciantes, então, a forma que fizeram é traduzir os recursos padrões para Shaders do Mental Ray na hora do render, assim, os usuários poderiam usar a interface normal dos recursos do Max, que já estavam acostumados, e na hora do render gerar imagens com a qualidade dos recursos do Mental Ray. Você pode fazer um teste para ver isso, por exemplo o mapa Flat Mirror, ele é convertido no Shader Mib_Glossy_Reflection na hora da renderização, então, gera reflexo borrado fisicamente correto, borrando conforme a distância dos objetos. Mas se você mudar para o Scanline e renderizar com o mesmo Flat Mirror, o reflexo já não fica realista, é feito com bitamap borrado, como é o padrão no Scanline. Entende? O objetivo do vídeo curso é explicar como usar todos os recursos modernos de iluminação e efeitos que o Mental Ray oferece, na questão de Shaders para compor materiais puros do Mental Ray, eu só mostro os que são essenciais, não entro no resto, porque você pode fazer com os recursos padrões do Max numa boa. Agora, no caso de vidro e água, o Mental Ray tem um Shader muito melhor para fazer isso, na verdade tem vários Shaders para este fim e eu explico eles no curso, mas eu estou falando do Dielectric, que foi feito para isso. Com ele você cria vidros mais realistas, e se a questão é apenas na superfície do material e não nos efeitos de Photons que ele pode criar, como Caustics, você pode simplesmente aplicar o Dielectric no Surface do Material Raytrace, no menu Mental Ray Connection, mas o material Raytrace tem que estar configurado para vidro também. Assim, vai gerar Caustics, porque ele vai levar em consideração a configuração do material Raytrace para gerar os Photons, enquanto que o aspecto da superfície será controlado pelo Shader Dielectric, entende? Para criar um material puro mesmo, ai tem que colocar Shader para controlar tudo, porque você parte do nada, é diferente de um material Standard, que já tem tudo configurado e só precisa modificar. Então, para começar a estudar estas composições, use como base um material comum do 3ds max e trabalhe no menu Mental Ray Connection. O seu material provavelmente não estava gerando Caustics por não ter um Shader para controlar os Photons do Caustics. Estava dando mensagem de Error de Store Photons? Se deu essa mensagem, então, é certeza absoluta que é este o motivo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 430

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.