Problema com Raytrace no MentalRay

Por: panadesmax  

Em: 29/08/2007 17:41

Gostaria em primeiro lugar de agradecer a todos que me ajudam sempre que posto alguma pergunta, obrigado!! Minha dúvida é a seguinte: Em uma cena que contenha um piso com raytrace e um objeto com Visibilidade animada pela Visibility Track do Track View Dope Sheet, o reflexo do objeto animado aparece gradualmente na reflexão do piso, exatamente como deve ser, porém só obtenho este resultado que é o correto com o Scanline padrão do max. Ao usar o Mental Ray para renderizar a mesma cena, o reflexo do objeto aparece abruptamente no piso, logo após passar do frame onde a visibilidade é 0. Gostaria de saber o que é preciso fazer para que o reflexo apareça no piso gradualmente como no Scanline. Desde já agradeço a todos!! Obrigado.
Tente usar um shader de reflexão ntivos do mental ray, como o metal, ou o mib_glossy_reflection, ou o DGS material, ou então tenta usar o reflect/refract... Abraço.
Caro Caio Lamas, eu tentei usar o que você disse mas não funcionou também, inclusive percebi agora que o próprio objeto que contém a animação de visibilidade, nao renderiza com a visibilidade gradual como o scanline, o problema não fica exatamente na reflexão, acredito que seja algo relacionado a animacao de visibilidade e o Mental Ray propriamente dito, mas mesmo assim obrigado! Se mais alguem puder ajudar agradeço! Obrigado Caio
Oi, então você pode tentar um truque de composição, renderiza só a reflexão em um pass diferente, daí compôe depois no combustion, ou AfterEfects... Isso com certeza resolverá o seu problema definitivamente. Abraço.
Realmente foi isso o que eu fiz pra quebrar o galho, no entanto se eu souber como renderizar a animação de visibilidade do Mental Ray ficarei ainda mais feliz... hehehe De toda forma muito grato mesmo pelas dicas!!
Oi gente, tudo bem? O certo de fazer este efeito é em composição mesmo, porque tem mais controle sobre tudo. Mas pensando no 3ds max e no Mental Ray, a primeira coisa que precisa lembrar é que o Mental Ray é um render fisicamente correto e o Scanline não, então, as gambiarras que o Scanline aceita nem sempre serão aceitas pelo Mental Ray. No Mental Ray tem que pensar da mesma forma que aconteceria na realidade. Se um objeto tem reflexo, seja no nível que for e fica transparente, o que acontece? Ele vira um vidro super reflexivo, porque vai refratar toda a transparência e os dois lados do objeto, que passam a ser visíveis por causa da transparência. Então, nunca vai dar certo animar a visibilidade do objeto num material reflexivo. Tem que animar o reflexo e a transparência do material para controlar o nível de reflexo de acordo com a transparência. Quando o objeto estiver com baixa visibilidade ele não pode ter reflexo, caso contrário ele ficará super visível, como um vidro e não como um objeto invisível. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 766

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.