Dúvidas nos promaterials, max2009

Por: edge  

Em: 06/04/2008 18:16

Eles só funcionam em escala metric na unidades? Aqui am generic units não consegui o efeito de cantos arredondados (round corners) e nem o blend with other materials. No blend with other materials, os 2 materiais devem ser promaterials? Tb tive um problema no Water promaterials, na água de oceano, tropical e mais algumas, não sei o pq disso acontecer mas parece q é emitida uma luz e essa luz sempre estoura na viewport, fica muito forte. Alguém me ensina? :-P :lol: Tb estou tendo probemas com as luzes photométricas, não importa a luminosidade q eu coloque, ela sempre fica super baixa em relação à cena, essa tb só com unidades métricas né? E como faço para ativar sombras e shaders pela viewport? Porcurei aqui esse recurso adicionado no 2008 mas achei nada, ou não ligou simplesmente. Vlw :(:(
Eternamente noob UERJ 3DMAX+XSI
Os Promaterials, luzes photometricas, gi do mental ray funcionam melhor com unidades metricas. Mas seus problemas nao estao acontencendo por causa disso nao. os materiais nao precisam ser promaterials pro blend with other materials funcionar Pra luz photometrica nao estourar na viewport vc tem q clicar com o botao direito> viewport lighting and shadows> viewport shading> best. para ativar as sombras, a viewport tem q estar em best, ai vc seleciona as luzes e clica com o botao direito> viewport lighting and shadows> enable viewport shadows selected. tembem eh melhor ligar o mrPhotographic Exposure Control na janela environment e ajustar a exposicao como se fosse uma camera fotografica.
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
Eu não percebi isso de funcionar melhor com unidades métricas, estou usando unidades genéricas aqui e funciona normal. Até porque as unidades no max sempre são as mesmas, não muda nada deixar em generic units ou trocar para metros, porque só muda o valor que ele mostra pra vc, na verdade está sempre em polegadas. Mas se trocar alguma coisa lá no units setup>system units setup dá problema, lá tem que ficar com inches e units = 1 Nos teste que eu fiz até agora foi sem mudar nada nas unidades, deixando em generic e tudo funcionou direito
Estranho, aqui deram muitos problemas. Principalmente com o water mesmo q emitia uma luz anormal, nunca vi isso só quando usava mr sun e deixava o valor em 1 oq é muito alto, sempre usei 0,05. Em relação ao round corners e o blend estou até agora aqui tentando
Eternamente noob UERJ 3DMAX+XSI
Ai Edge, eu fiz um render aqui pra te mostrar, coloquei um plane e estas primitivas, coloquei pro materials e luzes photometrics sem mudar a configuração delas e renderizei. Nem precisa mais ligar o FG, quando vc dá ok na mensagem que dá quando coloca a luz photometric ele já liga o FG ;) No box tem round corners e no teapot transparente tem o material water
Fiz outro teste cara, fica tudo escuro quando desliga aquele photographic exposure que ele coloca no environment, ai tem que aumentar a intensidade das luzes. Mas sem mudar nada nas outras configs, só aumentando a intensidade das photometrics, eu achei que ficou melhor do que usando o photographic exposure. Eu já vi o André falando aqui que é melhor sem o exposure, mas é mais difícil de iluminar direito
Usando uma luz photometrica e gi com as unidades em metric fica fisicamente correto e nao precisa ficar ajustando decay e tal, soh a exposição. Com a cena em generic fica mais dificil equilibrar tudo.
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
O max é em polegadas e tudo vem configurado pra polegadas. Os únicos recursos que são em escala métrica é o Reactor e o Cloth, porque foram feitos por outras empresas. Mudar o Display do Units Setup para metros não muda nada no programa e muito menos no resultado da cena. Mas mudar a unidade na lista do System Units Setup altera o resultado de tudo e pode estragar o programa, as coisas podem não funcionar mais direito. A direfença do Max 2008 é que precisa colocar exposure pra intensidade ficar certa sem ter que mexer nas configurações. Se não for usar o exposure, ai tem que aumentar a intensidade das luzes pra ficar certo e fica melhor, porque a cena fica mais viva. O exposure força a iluminação, mas por isso deixa desaturada as áreas em sombra
Múcio

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717448.

Total de membros registrados: 143187

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze35, LifeGauge35566, VitalixPrimeKapslar4676, Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto.

Usuário(s) on-line na última hora: 322

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.