problema com meshsmooth

Por: kkow  

Em: 26/05/2008 15:58

bom, eu to modelando um audi tt, fiz todo a malha... mas qdo eu do messhsmooth ele fica mto arredondado,e tem partes q eu gostaria q ficassem mais retas...falaram pra botar chanfros mas eu nao intendi, se alguem puder botar uma imagem da maniera q deve ser feita eu agradec valeu
Eai cara beleza ? Dá uma olhada se ñ ficaram poligonos soltos , se vc modelou poly by poly corre o risco de ficar uns vertexs soltos da prejudica na hora de jogar o meshsmooth , e depende tambem da quantidade de segmentos ! Aqui tem uma explicação do funcionamento do meshsmooth . http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=16148
kkow, você precisa estudar os fundamentos da modelagem poligonal antes de partir para modelagem de objetos complexos como carros! tem vários tutoriais aqui na 3d1 de modelagem. O mais recente westá na seção de colaboração e grupos de estudo, que ensina a modelar um caro futurista flutuante. A dica dos chanfros está correta! Para entender como se dá faz um teste simples aí: cria um box, converte para editable poly. Abra o sub objeto edge, e selecione todas as arestas de um lado deste cubo. clique no botão chamfer, e ajuste de forma que arestas criadas fiquem bem próximas umas das outras. aplique então o meshsmooth... vela a diferença entre as arestas com chamfer e as demais... Agora crie um novo cubo, repita o procedimento acima, mas selecione TODAS as arstas do cubo. Aplique novamente o MS... veja que o objeto não virou uma esfera, teve apenas os seus cantos arredondados. De aqualquer forma você ainda vai arrancar os cabelos com algumas modelagens... mas quanto mais exercitar, mais vai aprender as manhas, e entender melhor como funciona a modelagem poly. Eu por exemplo arranquei os cabelos agora com um liquidificador, que é aparentemente simples... mas vai tentar fazer detalhes de relevo em superfícies cilíndricas como esta... avacalha a malha toda na hora de suavizar. Mas como já estudo há quase um ano e meio modelagem, fui quebrando a cabeça e usando diferentes artifícios até que consegui fazer o que queria. O que quero dizer com esta história toda é: estude! Faça muitos tutoriais, modele coisas simples. Vai chegar uma hora que conhecendo as ferramentas você vai criar soluções para os problemas que surgirem pelo caminho. abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
ae ! vlz pelas dicas, vo testar o negocio do cubo... vo bota a imagem do audi tt na parte de artes la... vlz
somente complementando a explicação do colega tirmey, o segredo do meshsmooth está nas edges do objeto, quando vc não quer q um lugar arredonde tanto vc coloca mais edges ali pra poder "reforçar" o local e a subdivisão do smooth não arredondar tanto....imagine os edges como se fossem pilares de sustentação se vc quer q em algum lugar a obra não desabe vc reforça ali....onde vc reforçar o smooth vai pegar menos.... acho q deu pra entender neh?
humm entendi... entao por exemplo se eu tenho um chanfro e n kero q o chafro redonde eu faco varios edges ali pra n arredondar neh Vlz
Não, quanto mais edges mais arredondado, se elas não estiverem bem posicionadas vai dar problema, torce a malha e fica uma mer... Abraços
Ai kkow, tem um tut aqui muito legal que explica visualmente esse negócio. vê aqui: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=16148 O arredondamento do canto depende da distância das Edges no chanfro. Se pegar um box com 1x1 segment e colocar mesh smooth ele fica uma bola. Se pegar o mesmo box e chanfrar os cantos antes de colocar o mesh smooth. Ele vai ficar bom box com cantos arredondados. Se vc fez um chanfro pequeno, o canto arredonda menos, se fez um chanfro grande, o canto arredonda mais.
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717438.

Total de membros registrados: 143184

Últimos membros registrados: Engenheiro Levy, rafa@1000, JHELENO, fehafe, riveretto, LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya.

Usuário(s) on-line na última hora: 932

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.