Animação de cana piscando com Vray

Por: Ricardo H. Sousa  

Em: 19/07/2008 14:04

Opa pessoal, To tendo um problema chato na hora de animar algo com o Vray. Tem uma variacao de sombra e luz que faz a cena toda piscar. Pelo que percebo, cada frame sai diferente do outro. Até qnd renderizo o mesmo frame 2X, sai diferente. Alguém ja teve esse problema? Agradeço a todos pela atenção e ajuda. Abraço Ricardo Sousa
Qual é o tipo de animação, somente de câmeras ou com objetos em movimento também? Quais são as suas configurações de render? Como está calculando os mapas de IR e LC?
Tenho camera e objetos animados na cena. As configurações eu já fiz varias mas o problema continua. Essa questao de calculo de mapas eu to por fora :) Valeu Hawf
Ricardo Sousa
Oi Ricardo, qual é a versão do V-Ray que vc está usando? para facilitar as coisas vc poderia separar a cena em duas partes, objetos animados e cameras. Ai nesse caso a parte sem objetos animados vc renderiza como walk through (http://www.spot3d.com/vray/help/150R1/tutorials_imap2.htm) e a segunda com o animation prepass de IR + Brute force, deixando a primeira parte da cena como matte. Ou você pode renderizar tudo junto: 1. Setar o Primary Bounce para IR no modo Animation Prepass; 2. Setar o Secondary Bounce to Brute Force; 3. Calcular e Salvar o IRMap (marcar a caixa "Don't render final image" na guia global switches) Depois de calcular o GI: 4. Setar Primary Bounce como IR (animation rendering); 5. Carregar o calculo de IR salvo anteriormente; 6. Setar o Secondary Bounce como None 7. Renderizar a animação. Quando voce setar o modo de IR pra Animation (rendering), vai aparecer uma opção nos parametros do IR, que é o Interpolation Frames. Você terá de fazer uns testes para saber qual é o valor ideal, isso vai depender da velocidade do movimento dos objetos na sua cena, movimentos rapidos, mais frames interpolados, movimentos lentos, menos frames. Geralmente valores entre 3 e 10 ja são suficientes, mas cuidado com o tempo de render.
Fala Hawf, Valeu pela dica cara. Vou tentar fazer oq vc disse aqui. Minha versão do Vray é a 1.5 RC3. Na coloquei o novo pq no novo, n achei aquele servidor para fazer cluster. Percebo que toda animação que faço no vray tem essa coisa de piscar as sombras. To enviando 2 renders do mesmo frame pra quem quiser ver a diferença que estou falando. Perceba como a sombra muda de um render pro outro. Se colocar no visualizador do windows e passar pra frente e pra trás da pra perceber melhor. Seria uma simples configuração ou seria a versão do vray? Abraço pra todos.
Ricardo Sousa
oi Ricardo, primeiro que a configuração de GI da sua cena está baixa, as manchas ja denunciam isso. Para movimento de objetos, infelizmente, na versão RC3 voê terá de usar a combinaçao de GI QMC + LC ou QMC + QMC, que são demoradas, mas bem precisas e não geram flicker. Dá uma lida neste tutorial aqui, ele só serve para cameras animadas, não para objetos animados. Mas voce terá uma idéia de como renderizar com mapas de GI salvos. http://www.spot3d.com/vray/help/150R1/tutorials_imap2.htm Se não estou enganado, tem o mesmo aqui na 3d1, traduzido.
Opa Hawf, Aquelas imagens mandei só pra exemplo. To enviando outra com uma configuracao melhor mas que ta me dando dor de cabeça com essas sombras. Vou fazer o tutorial que passou. Achei ele aqui na 3D1 em portugues. Valeu mesmo cara. No caso pelo fato de ter uma camera animada na cena e cada render sair com uma sombra diferente, o video final fica meio que piscando sacou? Pq cada sombra sai num lugar diferente? A questao é toda essa. De qualquer forma vou estudar o tutorial pra ver se resolve. Em relacao ao vray, será que trocando a versao melhora? Ou vc acha que é configuracao errada da minha parte? Aproveitando o tema vray, o vray novo nao faz cluster n? Tenho umas maquinas aqui interligadas e as vezes coloco pra renderizar todo mundo junto mas no vray novo nao vi o servidor pros pcs se verem. Abraço
Ricardo Sousa
Ricardo, você poderia postar as suas configurações de render (tudo)? As novas versões do V-Ray estão mais rápidas e estáveis, com novas opções também. Sobre o distributed rendering, na versão "demo" não tem o vrayspawner.exe, apenas a versão completa. ;) Mas você pode renderizar a animação via BackBurner normalmente.
Fala Hawf, Posto sim cara. Fiz um jpg com a configuracao pra vc dar uma olhada. Valeu pela ajuda cara. Vou colocar o vray novo ja que disse que ta mais estável. Abraço
Ricardo Sousa
Parece que a imagem nao foi ó. Agora vai.
Ricardo Sousa

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717436.

Total de membros registrados: 143179

Últimos membros registrados: LifeGauge354, LifeGauge435, elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick.

Usuário(s) on-line na última hora: 540

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.