problema de colisão Hair & Fur

Por: BluesmanJF  

Em: 13/10/2008 18:33

Pessoal, blz? Bom, resolvi baixar o demo do max 2009 e até instalei o sp1. Simplesmente não acontece colisão alguma com o Hair. Vc pega um objeto, coloca la na colisão, manda fazer os cálculos e o cabelo passa pelo objeto como se nem existisse. Putz.. sempre... mas sempre mesmo, tive problema com o hair & fur do max, desde que ele apareceu no programa. O problema em questão é a colisão do hair com um personagem por exemplo, em uma animação. No max 9 foi que eu tive melhores resultados, mas ainda sim, o cabelo vira e mexe, penetra no mesh do personagem. Dai, juntando com outros pauzinhos que vira e mexe o max deu durante os anos que mexí com ele, acabei até pensando em migrar pro maya pra ver. Fiz só um testezinho nele e nossa.. o hair funciona que é uma blz, além de ser muito mais rápido pra renderizar... acabou sendo um estímulo pra aprender este software... Gostaria de saber de alguem que esteja com o max 2009 se teve esse problema, ou se é o demo que não funciona isso. Até gostaria mesmo de ir pro max 2009, mas do jeito que tá, vou acabar usando o haifx pra fazer cabelo, pois apesar de ser mil vezes mais trabalho, funciona 100%. Aliás... me desculpem se eu estiver errado, mas ele parece ter muito mais configurações e parâmetros que o hair do max. Bom.. fico no aguardo. Obrigado __________________
cara lah na aba dynamics vc define os objetos q vão colidir com o hair e então pode fazer uma simulação ou calcular em tempo real..eh lah q tah dando esse problema? se for ali tem algumas configs, mas mesmo assim eu tb nunca consegui 100% de precisão... se alguem souber tb mataria minha curiosidade abraço
cesarfg.. exatamente.. vc vai la, define o que vai colidir - pode até trocar entre sphere ou polygon que não muda nada - dai quando vc manda calcular, ele passa pelo objeto que deveria colidir. quando vc coloca em LIVE pra fazer em tempo real, às vezes quando vc rola a animação, vc vê que ele chega a esbarrar, mas se vc manda renderizar, ela ta passando pelo objeto como se nada tivesse acontecido. no max 9 ela até colide, mas penetra na malha uma pancada de cabelo. enfim.. somente com o hairfx é que consegui fazer uma simulação melhorzinha e que respeitasse a colisão, mas dai a gente fica amarrado a plugin e outra:lembro de ter lido que o max 2009 não é compatível com plugins de outras versões. é phoda... isso acaba levando o cara a migrar pra outras soluções. bom.. .mas se alguem teve algum avanço com o hair do max, e puder ajudar, será bem-vindo.
cara eu vou dar uma pesquisada a fundo nesse assunto pra ver se não estamos deixando de configurar algo, depois se descobrir algo posto aqui abraço
po cara.. seria ótimo. Eu meio que perdi a fé nisso ai mesmo. Todas as versões do max eu tinha esse problema de colisão. Acho que depois dessa vou meter as caras no maya. A gente perde muito tempo tentando resolver esses pauzinhos cara.. isso ai não era pra acontecer. Valeu mesmo
Deve ser erro nas configs, porque tem um exemplo neste tut que mostra colidindo direito: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15380
Mental Ray User
Fala Gutao.. cara.. acho que não tem não... o ideal seria se tivesse um exemplo nesse topico q vc mostrou, no qual acontecesse a colisão e a gente pudesse baixar. Cara eu ja fiz de tudo. Não acontece nada. Ou então o demo ta bugado.
Pra colisão ficar boa depende dos segmentos do hair e da malha do objeto. Também depende do timming da animação, se o movimento for mais rápido do que o real acontecem erros, igual os que acontece no cloth que penetra o personagem quando o movimento não está no timming certo.
Mental Ray User
BluesmanJF: cara o gutão me fez lembrar de um detalhe importantíssimo, o hair eh controlado pelas guides q existem somente nos vertices ou seja se tiver pouca subdivisão talvez o hair daquela parte esteja em contato com a superficie porem a guide ainda não. hj a noite vou fazer uns testes ai posto aqui abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 304

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.