particulas confrontando com shader de volume

Por: cesarfg  

Em: 16/10/2008 19:43

pessoal como vcs sabem estou criando essa cena submersa http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=41366&postdays=0&postorder=asc&start=0 onde um tubarão passa nadando e levanta "pó" do chão de pedras...porém pelo metodo normal de particulas elas estão confrontando com o shader submerse q estah criando esse efeito volumetrico de fundo de oceano....reparem q o mapa de opacidade do material das particulas interfere com o shader.... alguem faz ideia de como resolver?
cesarfg, boa noite !!! Tudo bem com você ? Espero que esteja !! Vi a sua dúvida aqui e estou fazendo alguns testes. Um dos resultados mais próximos seria de renderizar no Max a cena (gerar jpeg ou tga) e depois importar no After Effects como footage e utilizar o plugin Trapcode Particular para fazer a areia em movimento sem interferir no mapa volumétrico do 3D Max, mas captando as cores da cena para fazer o efeito. É uma sugestão, mas caso você não tenha este recurso, você já tentou pelo mapa Particle Age no canal difuse ? Vou continuar os testes... Um grande abraço para você e espero ter ajudado em algo.
marco_favaro cara valew por me ajudar a tentar resolver o problema. na verdade cara quase sempre efeito de particula eh feito em pós justamente por causa desses problemas fora q dah pra vc ter um controle maior... mas criei o topico pq queria saber se tinha algum jeito de resolver esse problema direto no max mesmo... se descobrir posta ae! valew abraço
Cesar, faz na composição, é melhor e mais fácil... faz as partículas em 3D mesmo, fica melhor que em 2D se o tubarão vem do fundo... Mas vc renderiza elas separado em alpha e depois coloca junto na pós.... Pra fazer em 3D junto com o volume as partículas tem que ser 3D... mapa de opacidade dá esse defeito, não sei se tem um jeito de resolver...
Ai Cesar, tanta fazer uma composição com o Mask colocando o shader Transmat na parte que fica transparente ;)
Mental Ray User
eae gutão blz? cara seguindo sua dica tentei de 3 formas: - substituir o mask pelo Transmat não deu certo - substituir o preto do mask (parte totalmente transparente) pelo Transmat tb não deu certo - substituir o preto e o cinza do mask pelo Transmat tb não deu certo to fazendo errado?
Aê Cesar? Blz? Tô vendo que você é do meu time! Quer aproveitar ao máximo o 3ds max, né? Para resolver seu problema, experimenta ligar o Use Autovolume, que está na caixa Ray Tracing, dentro do rollout Rendering Algorithms, dentro da aba Renderer do mental ray. Abração!
Danilo Carlos!!!! resolveu cara, valew mesmo, como vc descobriu essa opção? abraço
Descobri testando mesmo... também passei exatamente por este problema quando estava fazendo minha cidade do futuro para o contest. Daí tendo que mexer em efeitos que simulem volume e fumaça acabei descobrindo essa opção, meio com cara de inútil, com uma explicação ñ muito clara no help, mas o nome é sugestivo..., e para alguma coisa seviria, certo? Parece ser uma opção apropriada para qualquer situação em que tenha que haver uma interação entre efeitos de transparência e volume. Essa opção também em certas situações traz melhores resultados para simular volume com parti volume. Só toma cuidado de deixar essa opção desligada quando em sua cena houverem muitos objetos sobrepostos, compartilhando o mesmo espaço na cena..., parece que mesmo que esses objetos não sejam transparentes, o mr faz algum tipo de cálculo que levar em consideração o efeito da sobreposição de volume destes, deixando o render demorado. Flws!!!! Legal poder ter ajudar a um artista do seu calibre! É sinal de que não sou mais tão ignorante assim no max! (rsrs)
eu tive um professor q falava q o grande defeito do max eh q eles foram acrescentando mais recursos sem eliminar os velhos q se tornaram obsoletos e com isso a interface foi ficando imunda e então muitos recursos como esse acabam passando disapercebido, nunca tinha visto em nenhum tutorial sobre particulas ou sobre volume citarem essa opção obrigado pelo elogio :) coitado de mim mais uma vez obrigado cara, abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 406

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.