Como simplificar uma malha - reverter turbosmoth???

Por: mansilha  

Em: 20/10/2008 01:36

olá pessoal. Tenho uma dúvida a muito tempo. E agora surgiu a necessidade novamente. Uma vez que eu modifico um objeto com o turbosmoth e converto o mesmo em poly no Max. É possível reverter? Digo simplificar a malha novamente? Como faço isso? Busco por um "reconstruct" que nem tem no Zbrush. valeu!!! :?

www.trace3d.com.br
Blz cara? Nunca é viavel converter em poly a malha com o smoth, porque assim fica impossivel editar novamente o objeto! Voce pode usar modificadores como o MultiRes ou Optimize, eles vao funcionar. Mas a reduçao que é feita so serve para ser usada se nao for mecher na malha, porque essa "compactaçao" fica toda irregular, e pior ainda para ser editado no poly... Entao, resumindo, nao tem como separar novamente e ter uma malha certinha para trabalhar! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
mansilha, Não se deve trabalhar com o Turbo Smooth diretamente quando se está modelando. Faça o seguinte e utilize essa técnica para toda sua modelagem: no menu do "Editable Poly" existe a opção de suavização da malha tipo a do "Turbo Smooth" chamada de "Subdivision Surface". Vá no "Menu Customize > Customize User Interface" e procure na parte esqueda da janela que abre por "NURMS Toggle (Poly)" (digite as primeiras letras que aparecerá algumas opções que começam com elas). Com o cursor localizado na opção "Hotkey", procure por uma tecla no seu teclado que não esteja relacionada a nenhuma função no Max, no meu caso eu adicionei a tecla "NumPad 9". A medida que vai procurando, a própria janela vai te mostrando qual a função de cada tecla que clica no quadro logo abaixo chamado de "Assigned To". Caso a tecla não tenha nenhuma função adicionada a ela, pode ser essa a usada, selecione a opção "NURMS Toggle (Poly)" e clique no Botão "Assign", salve a configuração (pode ser como "MaxStartUI" mesmo, para que salve como padrão do Max mesmo) e feche a janela. Pronto. A partir daí, toda vez que precisar de uma suavização em um objeto que seja um editable poly, basta clicar na tecla de atalho que acabou de criar que terá a suavização necessária. Teclando novamente você desabilita a suavização. Ainda poderá configurar o "Iterations" desse smooth, assim como faz no Turbo Smooth e no Mesh Smooth (valor 1, 2....) lá no menu "Subdivision Surface".
Cursi, já havia te respondido lá nas imagens do Fórum. Mas gostaria de agradecer de novo. Vou dar uma olhada no multires e no optimize. Mesmo que não tenha o efeito que desejo. Acho que vale apena conferir. Valeu!!! Edison, quem me dera saber disso antes não é verdade. Não sabia até hoje para que servia aquele tal de "subdivision surface". Valeu pela dica. Já salvei como configuração inicial do max e já estou usando o recurso. Não aguentava mais selecionar o objeto e descer na lista dos modificadores para trabalhar com o poly. Largava o objeto e ele voltava para o smooth. Sem problemas, mas fica pesado o arquivo. Com essa dica, ficou uma maravilha. Muito obrigado mesmo. O cursi me respondeu o presente, vc o futuro. Valeu galera!!! A 3d1 é o máximo!!! abraço!

www.trace3d.com.br

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 431

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.