OI BMA, tudo bem?
Desculpe, não tinha visto sua mensagem.
Certamente pode usar expressões matémáticas no Max para controlar qualquer coisa animável nele, não apenas PRS (Position Rotation e Scale), tudo no Max é controlado por controladores de animação, os famosos Controllers, dependendo do que for fazer aplica-se um ou mais controladores para o objeto se comportar como deseja, um destes controladores é o Expression, nele pode criar a expressão que quiser e também usar objetos da cena como base de cálculo, tem algumas regrinhas especiais para ele diferentes da matémática, mas apenas por uma questão de código, quando entra os lunáticos aqui que não conhecem nada de Max e eu falo que precisa de muito mais conhecimento para animar personagens, Expressions está entre esses conhecimentos, em muitas partes do setup da estrutura a gente usa expressões para controlar a ação de certas partes do corpo, por exemplo rotacionar um Bone metade da rotação do Bone anterior para ter um movimento realístico na coluna, só com Expression vai poder fazer isso, seja direto no Expression Controller ou no Wire Parameters que também é um Expression Controller com interface mais amigável.
Sobre a pergunta do Carmagedom, o editor do CS está logo no início do painel dele, tem dois, o que pode editar é o WorkBrench se não me engano, mas veja só, você pode editar perfeitamente no Curve Editor também, mas tem aquelas mesmas peculiaridades do CS3, por exemplo, só vai acessar os Keys dos Footsteps em Footsteps Mode, os Keys dos Footsteps continuam com aquelas faixas verdes e azuis, e tudo mais, os novos editores são um recurso a mais para ajudar na mesclagem de animações e na edição de Layers de animação.
Abraços