Fala ae luciusgfg, você tem exatamente as mesmas perguntas que eu tinha quando comecei a mexer com computação grafica, bom primeiramente eu ja vou te antecipar algumas coisas. Bom cg (computação grafica) é uma área bem artistica em relação a outras áreas da informatica, portanto é nescessario muito empenho e foco para você alcançar seu objetivo, que eu acredito que seja ser um grande designer grafico, e só registrar eu ja vou te falar que vão surgir muita dificuldades nesse caminho, vai ter muito pau, aqueles probleminha chato de resolver e tudo o mais mas sob nenhuma barreira vc deve desistir porque isso é normal (não só no mundo do cg). Bom vamos levar em questão o software, o programa mais indicado pra você que não tem grana para bancar estudos (que no caso de cg, os cursos são muito caros), eu indico o 3ds max, ja que existem aqui no site uma grande coletania de tutoriais que lhe serão de grande ajuda nesse inicio. O 3ds max assim como outros softs é repleto de recursos (você faz praticamente de tudo nele), e dessa forma variando um pouco de usuario são nescessarios aproximadamente 4 anos para se chegar a um nivel profissional, não desanime pois quanto mais tempo na área mais bem visto você é pelo mercado de trabalho. E se prepare para muitas e muitas horas de pesquisa no google para achar material de estudo aprofundado, se você não tem capital para bancar estudos que são bem carinhos (por volta de R$3500) o jeito é você se virar com o grande professor google, assim como eu e muitos outros usuarios aqui no Brasil. Portanto oque eu recomendo que você faça no inicio é usar o 3ds max e aprender com a 3d1, os plug-ins, softwares paralelos, você só ira precisar deles no futuro de acordo com seus interesses.
Eu espero ter lhe ajudado,
então força, boa sorte e bons estudos para você!
Grande abraço
\"Sou o mestre do meu destino, sou o capitão da minha alma\" Nelson Mandela