Oi Rafaelgv, tudo bem?
Se é novato eu sugiro que leia todos os tutoriais básicos da Três D1, depois os avançados, depois os da Redpixel, e só depois vai poder pensar em modelar algo complexo como um carro.
Quanto se estuda modelagem, seja o sistema Patch, esse das linhas, seja o sistema Mesh, esse dos Planes, ou Nurbs, um outro que existe também baseado em linhas, seja qual for vai sempre começar a modelar coisas simples, mouse, colher, coisas assim até pegar a prática necessária para modelar um carro, porque vai se perder no meio do modelo sem isso.
Mas respondendo a sua pergunta, o melhor e mais poderoso sistema de modelagem do 3DS Max é Mesh/Poly, portanto vai ter muito mais recursos e ferramentas para trabalhar neste sistema do que em qualquer um dos outros dois disponíveis, Nurbs é muito bom para este tipo de coisa, mas o Max não é bom com Nurbs, seria melhor modelar no Rhinceros 3D se for em Nurbs, e Patch é o pior sistema de modelagem do programa, o mais chato e trabalhoso, a Discreet vem tentando melhorar este sistema, mas ainda está muito longe de Mesh/Poly.
Quanto a qualidade, nos 3 sistemas pode obter a mesma qualidade, a questão é a dificuldade de cada um para chegar no mesmo resultado.
Sobre os problemas com as linhas, é como o Luiz disse, não se usa o Insert, se usa o Refine, por isso sugiro que leia os tutoriais da Três D1, principalmente o tutorial "Edit Spline" se deseja conhecer em detalhes todos os recursos das linhas no Max.
Abraços