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Por: Acquila  

Em: 07/03/2004 15:45

Oi, galera. Este é meu primeiro post neste fórum. Legal te-lo achado na net. Eu sempre usei o 3dMax como "brinquedo". Fazia coisinhas sem nenhuma pretensão, só pelo gosto de fazer, e isso me fez um grande conhecedor de operações booleanas, mas me criou vícios que agora estao difíceis de me livrar. Explico: eu nunca me preocupei com o desempenho do modelo. Fazia coisinhas com "boolean" que ficavam bonitinhas quando renderizava, mas que, "por dentro" eram uma confusão de vértices desordenados e edges ligando sei lá o que com sei lá o que. Esse tipo de arranjo porco até passa quando se está apenas renderizando uma imagem mas qundo se está fazendo animação ou exportando pra VRML, percebe-se que ficou uma bela porcaria. Agora preciso fazer meu projeto final da faculdade e vou usar VRML nele. Eu até me viro com VRML, mas preciso aprender a fazer modelos de bom desempenho gráfico, pois modelos usados em VRML devem ter boa definição com o mínimo possível de vértices, coisa meio difícil de se obter usando Boolean indiscriminadamente. Esta semana comecei a aprender a manipular Polyes e já aprendi alguma coisa sobre como dar formas às coisas à partir de sólidos primitivos, só que em algumas circunstâncias percebo que o uso de Surfaces é muito melhor. O problema, porém, é que quando eu crio uma superfície à partir do cruzamento de splines eu obtenho a forma, mas o "avesso" do modelo não existe, por causa daquela coisa de "normal" e tal. Enfim, pergunto: Há alguma forma de "solidificar" um modelo desenvolvido com Surfaces, de modo que ele exiba frente e verso quando girado, por exemplo ? Boa sorte a todos. []!
aplica um material 2-sided
Ative na configuração da viewport 2-sided para visualizar os dois lados
"RaKin" disse: Ative na configuração da viewport 2-sided para visualizar os dois lados
Caramba! :) Eu sempre tropeçava no "2sided" e nunca me liguei na aplicação desse recurso. :) Vcs acabaram de me dar um empurrão neste simples detalhe. Valeu! O trem funciona mesmo. :) []!

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