Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gaona   Brasil - AC
Emmanoel   Balneário Camboriú - SC
D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Ale   Joinville SC - AC

Portfólios Ver Mais

Raynheardt   São Paulo
Alexei   Jaraguá do Sul
farcfox   Rio de Janeiro RJ - RJ
Daniel Almeyda   João Pessoa - Paraíba - PB

Dúvida sobre smooth e wireframe

Por: Telmon  

Em: 10/03/2004 17:26

Olá pessoal! Espero que todos estejam bem! Bom... vamos a minha dúvida :D : Trabalho numa empresa que necessite de projetos de construção (inclusive peças e perfis) desenhados e impressos. O 3DS MAX se mostrou o melhor (tanto é que a empresa adquiriu). Bem... estou com uma dúvida cruel: Como faço para renderizar objetos modelados (usando o default scanline ou o Mental Ray), de modo que os objetos possuam somente as suas linhas de contorno? E ainda, como faço para controlar a cor e espessura dessas linhas? Bem... alguém pode argumentar: Use o "Force wireframe" em qualquer um dos dos renderizadores! Claro que essa é uma opção. Mas na maioria dos casos não funciona, já que a malha de linhas interna prejudica (na opinião do meu patrão) a visualização por parte do cliente. Então, só posso ter linhas de contorno (que vão dar a forma do objeto) e não os wireframes todos. E além disso, quando se renderiza forçando a malha wire, não se pode calibrar a espessura da linha (e preciso disso também). Alguém pode me ajudar? Talvez sugerindo um tutorial, ou mesmo me contando onde fica essa explicação nas referências do próprio MAX. Ainda não achei! :( P.S.: Podem citar páginas em inglês mesmo. Eu dou um jeito! :continencia:
Telmon, vc não disse qual a versão do Max que vc tem aí, mas na versão 5 há o material "Ink Paint" ( que na verdade são dois materiais: um que desenha estilo nankin e outro que pinta no etilo aquarela). Desabilitando o componente "paint" vc obtém desenhos de contorno, do jeito que vc quer (vide amostra abaixo). No InkPaint vc pode calibrar a espessura da linha, mas acho que não dá pra fazer muito mais do que isso. Se vc precisa de linhas de chamada, linhas de cota, pontilhados e coisas assim, sugiro que comece a pensar no AutoCad. []!
Olá Acquila! Muito obrigado! Era isso mesmo, exatamente, o que eu precisava! Não, Acquila, não preciso desses detalhes mais técnicos para esse tipo de trabalho. Já que é mais um referencial visual para o cliente. Quando partimos à produção é que trabalho com o CAD. Valeu mesmo, obrigado! Abraço!
Oi Telmon, tudo bem? Realmente o Acquila te deu uma ótima explicação, no Max é a melhor forma de fazer, só é possível a partir da versão 5 como ele disse. Usando mapas sobre os componentes do InkPaint, tanto no Shade quando nas linhas pode obter diversos estilos de desenho e ter total controle sobre as linhas de contorno. Agora tem plugins que são específicos para isso então tem recursos bem melhores, como o Final Toon por exemplo, ele permite configurar linhas de diversos tipos, permite linhas tracejadas em áreas escondidas, faz transparência, aceita reflexo, tem recursos para obter facilmente diversos estilos de desenho, pode simular grafite com perfeição, é muito bom. Eu publiquei estes dias uma nota na Três D1 falando de um Review do Final Toon, dá uma olhada para você ver. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707936.

Total de membros registrados: 135507

Últimos membros registrados: orodrigo, alessfilms, michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo, Kaio Grigolato, bannerliam.

Usuário(s) on-line na última hora: 539, sendo 15 membro(s) e 524 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JMDesign, gago, Abilio, Geraldo Nunes, nicozampiron, alessfilms, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, orodrigo, Victor Mendonça, João Von Rondow, Vladis, marcola, kmsn, Osvaldo Arquiteto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.