boa noite pessoal,
Me interessei pelo assunto e decidi fazer um teste em casa....
Olha só ...com o modificador bend...não ficou muito bom...a primeira imagem mostra o resultado do bend no tapete debaixo (vinho)...dá pra perceber q ele não se enrola direito...com esse modificador ele fica dando voltas cilindricas e fica parecendo um tubo....não acho q é adequado para o que está sendo proposto aqui.
O tapete de cima (amarelo) foi feito com o modificador pathdeform...esse deu um resultado bem mais agradável...lógico que tem que trabalhar com texturas e coisa e tal, mas não é disso q estamos falando.
Na figura 2 mostra eles quase totalmente abertos.
Vou explicar como foi feito no meu caso pra vc tentar repetir....eu não vi os tutoriais indicados pelos amigos do 3d1...então me desculpe se eu estiver repetindo alguma coisa...ok?
Na figura 3 mostra o caminho que vc quer que o tapete faça...quer dizer...o caminho q vc quer q o objeto siga...e logo abaixo dá pra observar um box (representando o tapete) já com o modificador aplicado.
Pra fazer a animação do tapete, ao invés de vc mexer no percentual do modificador, vc vai no gizmo ... do jeito que mostra na figura.
Espero que esteja claro.
Abraço,
Sander