Render por partes!

Por: Stherno  

Em: 08/06/2009 15:02

Pessoal, ja ha algum tempo eu tenho uma duvida, acredito q simples pra maioria aki.. é o seguinte eu sei q o Max faz render de objetos separados da mesma cena como nesse lindo trabalho aki http://www.3dtotal.com/team/Tutorials_3/makingof_steamnocchio/steamnocchio01.asp pois bem... eu queria saber como fazer isso, pois as vezes eu faço umas coisas muto exageradas, ja q eu ainda não sou nenhum mestre do 3D e fica tudo muito pesado pra renderizar, e o pior, quando ocorre um erro e tem q rederizar denovo... Grato se alguem puder ajudar!
Stherno - Design de Interiores - Artista Gráfico
www.atualarts.com
Twitter @revistaatualart @stherno
Oi Stherno3D! Se sua versão do max for de 2008 pra baixo, lá na parte de cima na direita, ao lado do Teapot de Render, tem uma lista de opções; uma dela é o Selected. Se sua versão for de 2009 pra cima, na própria janela de render, que foi ampliada, na parte de cima na esquerda, tem essa lista. Espero ter sido claro e ajudado. Abraços.
renankogut, valeu mesmo vou verificar isso quando eu chegar em casa e mais tarde eu posto aki!, valeu!
Stherno - Design de Interiores - Artista Gráfico
www.atualarts.com
Twitter @revistaatualart @stherno
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! :) Stherno3D: ai cara!! tudo bem?? sobre a sua pergunta, o Max tem um recurso muito bom e interessante para renderizar objetos separados, é esse mesmo recurso que o nosso amigo e colaborador "renankogut" postou aqui pra gente, na 3d1. Existe o render select, como o "renankogut" já falou, mas vc pode também renderizar só o elemento que vc deseja, vc pode ter total controle da sua imagem, pode fazer o que deseja, de forma um poucquinho mais difícil, mas tendo total controle sobre sua imagem. Normalmente as pessoas renderizam suas imagens completas, com tudo junto no mesmo arquivo e obtendo a imagem final direto no render 3D. É uma ótima opção em muitos casos, principalmente quando não envolve animação e a cena é simples, mas em vários outros casos isso complicará muito o trabalho. A vantagem de gerar imagens em 3D é justamente ter controle sobre tudo, mas quando você renderiza direto a imagem final no render 3D, boa parte deste controle foi perdido. Na área de Arquitetura, que normalmente usa menos recursos do Max, as pessoas sempre renderizam a imagem completa, com isso passam por muitos inconvenientes. Um deles é o peso da cena, que estão ficando imensas com o detalhamento maior na modelagem, como telhados e vegetação 3D. Outro inconveniente é ter que renderizar várias vezes até acertar, mesmo em Preview, demora um certo tempo cada render, dificultando o ajuste fino da cena. Mas se parar para pensar, os problemas são muito maiores do que isto, se tiver que modificar coisas bem simples, como cor ou texturra, terá que renderizar tudo de novo só por causa disso. Imagine numa animação, você ter que renderizar milhares de Frames porque a cor de um objeto deve ser diferente!! se torna inviável. Usando técnicas de composição, de render e principalmente os recursos do Render Elements, você pode fazer o que quiser, desde renderizar cenas super pesadas em máquinas fracas, pois nem que tenha que renderizar objeto por objeto, vai conseguir fazer, e pode até trocar cores, texturas, cor do GI, ajustar iluminação, sombras, fazer tracking de objetos em animação e muito mais. Aplicando estes recursos de composição na área de Arquitetura, você agiliza muito o trabalho, melhora a qualidade da imagem final e permite criar variações da imagem com outras cores e texturas para o cliente, se quiser, pode fazer essa troca de cores e texturas em tempo real na frente dele, pois é bem simples. Sei que essa não foi bem a pergunta que vc fez, mas achei muito importante falar sobre esse ótimo recurso, que é o Render elements, pouca gente conhece ele, principalmente as que trabalham com maquete eletrônica. Um grande abraço e até a próxima...vlws!! __________________________ [i:ef04c11144]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:ef04c11144]
No site da gnomonlogy tem um tutorial (pago infelizmente) que destrincha em detalhes o render elements do Max e mostra como montar os elementos em programas de pós-produção como o Combustion, vale a pena ver. Quando eu puder eu posto por aquí uma explicação simplificada de como funciona.
Aprender e compartilhar conhecimento, este é o sentido da Vida.
Aqui na 3d1 tem tutorial sobre isso, ensina os elements e a composição no photoshop e no combustion com rpf http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=27912 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=28120
São Paulo Futebol Clube
Exelente tutorial mais simples e direto que o da Gnomom. Obrigado pela dica.
Aprender e compartilhar conhecimento, este é o sentido da Vida.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 612

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.