Oi Dr-Who, tudo bem?
Não foi só você que achou isso não, eu também achei, e muitos amigos que trabalham na área também acharam, se ler as notas sobre plugins comerciais na seção de Plugins 3D na Três D1, vai ver que eu estava super empolgado com ele quando saiu, adorei a versão S0, tinha muitos problemas mas permitia fazer renders maravilhosos até então bem difícil de obter com outras opções, e como falavam que prometiam ele bom na versão S3, que estavam desenvolvendo e tal, todo mundo esperou loucamente pela versão S1 achando que teriam resolvido os problemas da S) e colocado ainda mais recursos, mas não foi isso que aconteceu, mudaram totalmente o sistema de GI para animação, porque o antigo parece que não deu para resolver, até ai tudo bem, só que ai começaram a enrrolar para lançar, não davam mais informações, quem acompanhou lembra como foi, e depois de um tempo começaram a vernder licensas previamente, anunciando o S1 para breve, e nada de sair, ai não aguentaram a pressão e soltaram o S! numa versão Alpha, nem Beta era para você ter uma idéia, o programa é todo cheio de problemas e defeitos, dai para frente nunca mais foi o mesmo, se queimaram por falta de estratégia deles mesmo, o S1 já recebeu 2 SPs, um seria a versão beta e o último que saiu agora seria a versão final, só que não resolveu, arruma um lado estraga outro, está feio as coisas lá na Cebas.
E se parar para pensar, se conheceu a Cebas antes do FR, vai lembrar dos plugins que eles tinham, o FR é um Frankstain, ele é a junção de vários plugins da Cebas, acho que por isso até hoje ele não se endireitou.
O Brazil Render é ótimo, e tem um ótimo sistema para GI em animação, o V-Ray também é muito bom, mas é melhor para imagens paradas.
Agora como disse, na terra dos renders o Mental Ray é Deus, se está aprendendo ele não vai precisar de outro nunca, a questão que deve levar em consideração é o tempo de render, o Mental Ray é um pouco mais lento do que Brazil e V-Ray.
Abraços