Oi gente, tudo bem?
Eu fico muito feliz em saber que gostaram e que foi útil, minha vida complicou bastante agora e não sei quando vou poder fazer um novo tutorial, foi bom ter feito esse.
3dfernando > É muito legal mesmo usar arquivos IES para iluminação de ambientes internos de maquete e qualquer outro que use luzes de lâmpadas, porque as irregularidades reais da lámpada melhoram muito a realidade da iluminação.
José Maria > Espero que ajude a solucionar suas dúvidas, mas não creio que vá ajudar no caso de Neon, porque são outros quinhentos, é bem simples criar um efeito de Neon, basta colocar um material auto iluminado no objeto e usar o Advanced Light Override aumentando a emissão de GI com o Reflectance e o Luminance, mas não funciona no render padrão do Max, precisa usar ou o Light Tracer ou o Radiosity, o render padrão não aceita que objetos Mesh emitam luz.
Sephiroth > Espero que ajude sim, sempre que for iluminar um abiente com lâmpadas reais é melhor usar luzes Photometrics, mesmo sem estar usando GI, agora com GI acho que sempre é melhor luzes Photometrics.
Lecivaldo > Não é uma questão de ser burro não, o Max é um programa complexo e leva anos para aprender e dominar com desenvoltura, se está aprendendo aos poucos e etapa por etapa você não é burro não, é o mais esperto porque vai dominar o programa pra valer, vai manjar mesmo, burro é esse pessoal que pegou o Max o mes passado e quer animar personagens, quer renderizar com o Mental Ray, com o V-Ray, porque só sendo muito burro para não perceber a dificuldade do programa.
aabb2003 > Você estava meio sumido, já estavamos sentindo sua falta. Fico feliz que curtiu o tutorial, eu também acho que iluminação é uma das áreas mais legais do programa, mas também é uma das mais complexas na minha opnião, acho que só é mais fácil do que Rig de personagens, tirando isso é o mais difícil de tudo, leva um bom tempo para dominar, até porque só renderizando que pode ver o resultado das modificações, das configurações.
Abraços