Novo tutorial sobre Photometric Lights e arquivos IES

Por: Andre Vieira  

Em: 10/04/2004 10:57

Oi gente, tudo bem? Hoje eu publiquei um novo tutorial na Três D1 explicando todos os parâmetros e funcionalidades das luzes Photometrics, explico como usar arquivos IES e a diferença para as luzes comuns, explico o uso do Expossure Control para controlar o tempo de exposição do "filme" a luz, falo sobre o sistema de unidades para trabalhar com esses arquivos, explico a diferença entre as escalas Lumen, Candela e Lux, e por fim coloco diversos links de sites relacionados com estes assuntos, e links de ótimos sites para baixar arquivos IES. Espero que gostem e que solucione as dúvidas sobre este assunto dos leitores que procuram se informar e leem os tutoriais em vez de só ficar no comodismo de perguntar. Abraços
oi, andré ; já estou indo lá ver o tutorial, deve estar muito show(parece transmissão de pensamento, ontem eu tava estudando isso no max) ;)
"A glória é ouvir um monte de asneiras a seu respeito"
muito bom o tutorial, parabéns, andré!Eu fiz umas cenas com estas luzes e puxa vida, como facilita a iluminação!!!!Não sabia dessa opção web nem desse exposue control..valeu mais uma vez por um ótimo tutorial ;) ;) ;) ;) ;) ;) :-P
"A glória é ouvir um monte de asneiras a seu respeito"
Ola andré espero que este tuto tireminhas duvidas, porque desde a pergunta sobre neon estes efeitos estão me quebrando na emenda, com os tutos sobre luzes que li não conssegui faser o que eu queria fica muito artificial. To indo agora ler mais este. Valeu
Ficou Show o Tuto de Photometric, acho q vai ajudar muito na hora de fazer uma iluminação decente pra curta, obrigado ... ;)
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --
deve ser legal + eu ainda estou engatinhando no max, pois ainda estou em mapiamento e confecção é que sou meio burro mesmo.
andré , parabéns pelo tutorial, está muito bem detalhado e certamente vai ajudar a todos a melhorarem a iluminacao de suas cenas. essa é uma área bem legal, que até o momento foi muito pouco explorada na net, e é um recurso muito importante e útil. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi gente, tudo bem? Eu fico muito feliz em saber que gostaram e que foi útil, minha vida complicou bastante agora e não sei quando vou poder fazer um novo tutorial, foi bom ter feito esse. 3dfernando > É muito legal mesmo usar arquivos IES para iluminação de ambientes internos de maquete e qualquer outro que use luzes de lâmpadas, porque as irregularidades reais da lámpada melhoram muito a realidade da iluminação. José Maria > Espero que ajude a solucionar suas dúvidas, mas não creio que vá ajudar no caso de Neon, porque são outros quinhentos, é bem simples criar um efeito de Neon, basta colocar um material auto iluminado no objeto e usar o Advanced Light Override aumentando a emissão de GI com o Reflectance e o Luminance, mas não funciona no render padrão do Max, precisa usar ou o Light Tracer ou o Radiosity, o render padrão não aceita que objetos Mesh emitam luz. Sephiroth > Espero que ajude sim, sempre que for iluminar um abiente com lâmpadas reais é melhor usar luzes Photometrics, mesmo sem estar usando GI, agora com GI acho que sempre é melhor luzes Photometrics. Lecivaldo > Não é uma questão de ser burro não, o Max é um programa complexo e leva anos para aprender e dominar com desenvoltura, se está aprendendo aos poucos e etapa por etapa você não é burro não, é o mais esperto porque vai dominar o programa pra valer, vai manjar mesmo, burro é esse pessoal que pegou o Max o mes passado e quer animar personagens, quer renderizar com o Mental Ray, com o V-Ray, porque só sendo muito burro para não perceber a dificuldade do programa. aabb2003 > Você estava meio sumido, já estavamos sentindo sua falta. Fico feliz que curtiu o tutorial, eu também acho que iluminação é uma das áreas mais legais do programa, mas também é uma das mais complexas na minha opnião, acho que só é mais fácil do que Rig de personagens, tirando isso é o mais difícil de tudo, leva um bom tempo para dominar, até porque só renderizando que pode ver o resultado das modificações, das configurações. Abraços
olá andré. eu também acho que iluminação é bem complicado de aprender, principalmente pelo que vc falou, ter que renderizar a cada teste pra saber se está bom. eu estou meio sumido porque no meu serviço cortaram o acesso à internet, então são poucas as vezes que posso me conectar, mas sempre que dá estou por aqui. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Olá, como faço para assistir ao tutorial? Obrigada desde já 

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135160

Últimos membros registrados: JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts, Deidara026.

Usuário(s) on-line na última hora: 731, sendo 16 membro(s) e 715 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JessicaSNR, D2_Unrio, Junior, Lucas Reis, Ronaldo Junior, claro_lima, Nael181121, Abilio, rmagaton, Henrique Ribeiro, Rodrigosouza3D, Marceleza, Matheus Gouvea, luizz22, Alexandre Longo, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.