Pois é eu gostaria que o max rodace no Linux mais eu
vou me virando no planeta marte eu sei que tem muito
mais a me oferece
dêem uma lidinha nesse artigo
O Senhor dos Anéis - tecnologia Silicon Graphics fascina milhões de espectadores
A SGI (NYSE SGI), líder mundial em fornecimento de soluções de visualização e gerenciamento de dados e computação de alto desempenho, está presente em todas as cenas da trilogia do filme “O Senhor dos Anéis”. A companhia neozelandesa Weta Digital, responsável pelos efeitos visuais do novo sucesso de bilheteria em todo o mundo, utilizou mais de 230 estações visuais de trabalho baseadas nas plataformas SGI IRIX e SGI Linux.
A empresa filmou todos os três filmes simultaneamente e produziu mais de 1200 efeitos especiais. As estações foram utilizadas para a armazenagem de softwares e como servidores para a produção, pós produção e todos os efeitos visuais dos três filmes da trilogia.
Distribuído pela New Line Cinema, “A Sociedade do Anel” estreou no dia 1º de janeiro no Brasil. O segundo filme, “As duas Torres”, terá a sua estréia em dezembro de 2002 - e o terceiro, “O retorno do Rei”, em dezembro de 2003.
A Weta Limited utilizou os servidores gráficos SGI Octane, estações de alta performance gráfica SGI Onyx2 e os servidores de alta performance SGI Origin, além de servidores SGI Linux para criar efeitos, fazer composições e gerenciar mais de 100TB de informação.
Depois de quatro anos de trabalho na trilogia o resultado pode ser conferido. Dirigido por Peter Jackson e baseado no livro de J.R.R. Tolkien, a produção exigiu dezenas de personagens digitais com características humanas e humanóides. Foram também criadas digitalmente cenas de guerra, paisagens e efeitos especiais. Mais de 150 artistas, entre modeladores, pintores digitais, animadores, editores de movimento e engenheiros de software trabalharam com as 150 estações de trabalho SGI Octane, rodando o software Maya 3D, da Alias|Wavefront.
Outro sistema, com oito processadores Onyx2, rodando o software Discreet Inferno foi usado para composições diversas. E 80 servidores SGI-230 e SGI-330 com dois processadores cada foram utilizados como uma combinação de pintura, rotoscopia e trabalho de composição.
Além disso dois Servidor Origin 2000, dois Arrays de Disco SGI TP9400, Robôs de Fitas StorageTek forneceram 4TB de armazenagem online e mais de 20TB de armazenagem nearline foram utilizados como a solução global de repositório de dados para às estações de trabalho. “O que necessitamos é capacidade de mover grande volume de informação para todos os lados, todo dia, e nós confiamos na SGI para ajudarmos nessa tarefa. 90% dos nossos equipamentos são SGI”, disse Jon Labrie, Chefe Técnico da Weta Digital.
Desde o início da pré produção, a Weta Digital usou a estação de trabalho visual SGI Octane com sistema operacional SGI-IRIX com o software Maya e suas próprias extensões. Além disso criou tecnologia própria, como o Massive, um sistema de animação para cenas de multidão, desenvolvido para o sistema operacional SGI-IRIX. Com o Massive foram criadas as várias sequências de batalhas, expressões faciais, morte dos orcs, dos elfos e todas as outras fantásticas criaturas.
Na fase de finalização e da pós produção foram utilizadas as estações SGI-Octane2 rodando o software Discreet Flame. Essas estações oferecem alta resolução gráfica graças a sua placa gráfica V12, com perspectivas de cores e texturas corretas, combinação extremamente realística das cores em objetos transparentes - e visualização de textura e volume em 3D com alta qualidade.
O trabalho de renderização da Weta foi elaborado nas estações SGI 1100 e nos servidores SGI 1200 com a plataforma Linux OS. Iniciando com 32 processadores dedicados, na reta final foram usados 192 servidores de processadores duais, funcionando ininterruptamente. “Possuir tanto sistemas baseados no sistema operacional SGI-IRIX quanto SGI-linux é um excelente exemplo de escolher a melhor ferramenta para o trabalho”, disse Jason Danielson, Diretor de Marketing de Digital Midia, SGI.