Texturas e Materiais

Por: faelfranco  

Em: 27/10/2009 12:14

Olá pessoal. Eu já dei uma boa vasculhada na net, no 3d1, aqui no forum, mas ainda naum encontrei exatamento o q eu queria.. Eu quero aprender melhor sobre texturas e materiais, mas tudo q eu acho fala mto no geral eu queria entender melhor pra q q serve o bump, difuse e etc ... e se alguem tiver dicar...
olá Faelzito.... serja muito bem vindo à 3d1.. espero que vc goste e que participe bastante com a gente.... espero logo ver trabalhos e estudos seus.. rsrs então... é dificil encontrar alguma coisa que explique tudo mastigadinho... do jeito que a gente quer.... vc pode comprar o guia da autodesk mesmo.. a "biblia" do ed studio max .. que lá vai explicar todas as ferramentas, primitivas, modificadores, e etc que vc encontra no soft. aki na seção de tutoriais (pega os básicos).. que dá uma explicação geral.... tem tb os videocursos do site... especialmente o de modelagem... vc pode aproveitar o que aprende ali p/ qquer área enão apenas em maquetes eletronicas... vale o investimento... no mais, é ir testando.... renderizando.. alterando.. renderizando.... p/ ver como vai se comportando... é errando e quebrando a cabeça que a gente aprende.. ehehe em linhas gerais o bump trabalha com imagens em tons de zinza ... (se não me falha a memória)... o branco não altera... eo preto faz "baixo relevo" .. qdo vc vai fazer lajotas usa-se um bump ... as lajotas brancas e os rejuntes pretos.. isso vai dar a sensação que o rejunto está mais p/ baixo do que a lajota... o displace é semelhante, só que o branco é alto relevo e o preto baixo relevo... vários mapas, shaders, etc... utilizam escala de cinza p/ trabalhar.... explicar o efeito em forma de texto.. até dá... mas p/ poder realmente entender como ele se comporta... só utilizando e testando.... espero ter ajudado.. e se falei alguma besteira.. rsrs por favor.. alguém me corrija.. hehe
Olá Faelzito, o chthome te explicou com as texturas se comportam em seus respectivos canais. Se quiser ver um exemplo pratico, no menu principal clique no botão texturas e baixe um material já configurado, pode ser o primeiro, o de toalha. Descompacte ele numa pasta e abra-o pelo Material Editor>get material>mtl libraries>open (ele é um material .MAT). Aplique ele num plane, e nos canais diffuse, bump e displacement aplique as texturas que estão na pasta em que voce descompactou o arquivo baixado. Aí, dá para estudar um pouco, como são as texturas usadas nestes canais e como elas se comportam, mas é só o começo, tem que estudar bastante
Bem vindo ai faelzito. Esse tut fala destas coisas http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14936 Depois baixa uns materiais mais avançados e estuda como foram feitos. Ai tem um monte http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=43005
Mto obrigado... Pena q queimou minha placa de video.... :( fui renderizar umas textura demorou tanto q eu estressei.... agora o jeito eh comprar outra placa.... Mas obrigado mesmo...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 479

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.