help com rays no MR

Por: eduardoqf  

Em: 10/02/2010 22:12

Olá pessoal! Ultimamente tenho feito muito animação de espaços arquitetônicos e percebo que tenho que utilizar valores maiores no density do FG para não dar muita diferença na interpolação e evitar o flicker. A questão é que objetos pouco detalhados podem ser renderizados com um valor mais modesto no density que no resultado final fica ok. Eu salvo o mapa de 10 em 10 e seto tudo para ter o melhor tempo de render possível. Porém, em algumas cenas eu perco muito tempo de processamento apenas porque alguns poucos objetos são mais detalhados e a grande maioria não são. Existe algum shader ou recurso onde eu possa controlar isso? O que eu quero é poder utilizar valores diferentes de density no mesmo render para objetos diferentes. Desde já agradeço.
Eu nunca usei mas dizem que da, só precisa de um pouco de esforço. Vc precisa dos shaders do ctrl_studio, sei que precisa do ctrl_object shader e do plugin, os dois tem no maxplugins.de http://www.maxplugins.de/mr_files/ctrl_studio/ctrl_object.zip Se precisar do plugin pro max 2010 tem que pegar separado: http://www.maxplugins.de/r2010_files/maxplugins/mrGeomShaderObject_Max2010.zip Aqui tem uma informação basica mas importante: http://forums.cgsociety.org/showpost.php?p=5825502&postcount=4575 Boa sorte! ;)
Será que usando photons daria estes defeitos? Acho que volta naquela discussão do tópico no fórum de maquete, os recursos antigos são mais difíceis de configurar mas são muito massa pra animação, não dão problema.
Pela minha experiência, mesmo sabendo que dá pra renderizar cenas e ficar muito só com FG (já fiz várias e continuo fazendo), se usar Photons, a tendência é que o FG não precisa ser tão elevado (tem que habilitar o Optimizer for Final Gather). Abração,
Gera, eu acho que é uma questão de testar, photons talvez teria menos detalhes que o FG, mas só testando a melhor solução pra ver. Uma opção pratica que eu uso fazer alguns renders em close dos objetos que vc quer com o "reuse" do FG ligado. Fazendo isso é como se vc estivesse aumento o detalhe do FG nesses pontos especificos. E com o reuse do FG não era pra flickar, experimenta calcular o FG de 5 em 5, apesar de que eu costumo calcular o FG manualmente conforme a camera se mexe usando o reuse, mas se vc quer deixar calculando sozinho em ultimo caso manda calcular o FG quadro a quadro, não vai mudar muito o tempo de render pq ele vai só adicionando pontos onde precisava, eu nunca tive problema de flick assim.
Em animação de movimento de câmera é bom usar photons pq tira muito trabalho do FG e renderiza mais rápido. Até em externas eu já fiz uns testes com photons pra animar e ir mais rápido que calcular os bounces do FG.
Gente, muito obrigado mesmo! Vou tirar o fds pra ver essa questão que tem me tirado do sério ultimamente. Minhas ultimas animações têm ficado bem legais e limpas, livres de flicker e artefatos. Porém o tempo de render e o consumo de energia me fazem ficar pensando em resolver isso o quanto antes. Está mais que na hora de voltar ao laboratório..rsrss. Vlw!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 352

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.