Como exportar a textura mapeada do modelo?

Por: J.C  

Em: 17/03/2010 18:00

Primeiramente quero mandar um Super OII ai pra galera ^^ Meu primeiro dia aki no forum (^.^) .. È um enorme prazer participar ai com vcs ^^ Minha duvida é a seguinte: Eu texturizei e mapeei meu modelo no MAX10.. Agora eu gostaria de gerar tipow um atlas da textura.. nao sei como falar.. Mas é exatamente isso q ta na imagem... Eu texturizei meu modelos fazendo tipow cada mapa em uma bolinha separada la no meu gerenciador de mapas.. TIpow ferro, pano etc. e fui texturizando por partes o modelo.. Agora presiso exportar o modelo e logicamente ele tem q conter uma unica textura q tenha todos os mapas q estao aplicados nele. e tipow nas mesmas cordenadas do uvw e tals.. Axo q é isso
O modificador unwrap uvw que faz essa textura aberta. Mas não vai dar certo do jeito que fez, tem que attachar todas as partes e texturizar de novo pq vai ser um material só. Não vai ter diferença de configuração do material como tem quando faz por partes, vai ser um material só e a diferença é na textura.
Rodrigo você sabe como fasso para usar a textura quando ela vem assim eu baxei um modelo que veio com uma textura assim e quando eu coloco no modelo não fica certa.
Barreto
Entaoo joão.. tipow ai é bizarro velho.. tu vai ter q ir ajustando manualmente as partes do seu modelo na textura.. Como disce o rodrigo o UVwrap faz isso, porém nao sei como faço para ele criar uma textura assim kkkkkkk q é o meu problema.. vou dar uma mexima mais nele pra ver c consigo aki vlw fera
Eu curti esse tutorial de unwrap http://www.3dtotal.com/tutorial/3d_studio_max/perfect_uvs_by_pelt_mapping_in_3ds_max/pelt_mapping_01.php
ve se esse tuto ajuda http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=59861 ^^ É pra abrir malha, e pintar no photoshop. Abç!
http://www.PEIXESCURTA.com

http://cargocollective.com/my3ds
Na verdade J.C., vc está fazendo o processo justamente ao contrário, vc pegou uma textura aberta e quer usá-la em um modelo seu fechado. Essa textura que vc pegou, foi criada especificamente para um modelo 3D, dificilmente essa textura irá se adaptar em um outro modelo com um numero de polígonos bem diferente. O processo de mapeamento usando uma textura só para o modelo inteiro é bem ao inverso do que vc fez. Primeiro vc abre a malha do modelo usando o modificador UVW Unwrap UVW, depois disso com a malha aberta, vc exporta como uma imagem JPG e abre ela em um editor de imagem, como o Photoshop por exemplo, daí sim, vc vai pintar cada parte do modelo conforme vc desejar. Depois é só salvar a imagem já pintada e aplicar ela como uma textura normal no material. Seu modelo irá obedecer corretamente a textura, pq vc planificou o modelo 3D com o Unwrap UVW anteriormente, entendeu? Abraços,
Nao nao velhoo esse é o Joao rsrsrs... O que eu quero é tipow mapear tudo normalmente no Max la pelo material editor e tals.. Depois de meu modelo estar todo texturizado eu quero justamente gerar a textura do modelo aberta.. Para poder exportar por exemplo em TGA e depois criar os efeitos de NormalMapping e tals..> Logicamente essa textura gerada vai ter q c encaixar no meu modelo novamente rsrsr ^^ Afinal de contas eu vou ter q aplicar a nova textura criada no modelo e gostaria q a mesma mantivece o UVW do modelo.. (^.^) vou dar uma olhada nos tutoriais q a galera postou aiii. vou ver c me ajudammm (^.^) Vlw galeraa.. Ja posto ai c consegui chegar no resultado final (^.^) tnks Mas tipow a dica q vc deu tbm é rox e vai servir tbm pra min.. vlw
Baa galeraaa.. nossa mt rox os tutos q vc colocaram aiii com certeza ja me deu a ideia de como proceder.. Agora assim, notei q as tecnicas passadas ai sao para abrir a malha exportar em JPG por exemplo e depois Pintala em um editor d imagem e tals... .. Exportar a malha aberta ja com as diverças texturas q estao nele nao rola merrmo? Pq pintar manualmente uma malha aberta sei laaa.. é uma tarefaaaa tão ardua q me parece totalmente fora de mao;... C for assim acredito q é menos trabalhoso usar o zbrush por exemplo . nao? Ele tem aquelas paradas de pintar direto na malha, modificar a malha e tudo mais;;; Ai so presisa ver c ele abre a malha e exporta ela aberta como foi feito no wrap.
Ai JC, é isso msm meu. O normal é modelar, abrir a malha no unwrap e exportar a imagem da malha pra pintar no photoshop. Mas se não quiser pintar no photoshop e usar o zbrush ou mudbox tb dá, o photoshop CS 4 tb pinta em 3D, olha esse tut http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=59858 Mas de qualquer jeito vai ter que mapear antes no unwrap. Se quiser dar attach em todas as partes do modelo vai ficar uma coisa só, mas a textura não pq não está pintada, vc fez com materiais. Jogo não vai ler o material do max, ai precisa da textura pintada!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 395

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.