script para ligar / desligar cutout map

Por: eduardoqf  

Em: 08/04/2010 19:29

Olá pessoal! Quero utilizar uma técnica que tem no blog do jeff patton para agilizar o render de folhagem utilizando mapa de opacidade. Só que tenho muitas espécies diferentes e leva um bom tempo para setar todos os materiais (mais de 40). Pensei que pode haver um script ou maneira automática para fazer isso em todos os materiais de uma só vez. Será que é possível? obrigado!
Da pra fazer com um for, ligando o listener vc tem a função meditMaterials[1].cutout_map_on = off Acho que a melhor forma é vc selecionar todos os objetos que vc quer e aplicar o for no listener do maxscript: for i in selection do i.material.cutout_map_on = off Quando quiser ligar de novo é só trocar o off pelo on, testei aqui e funcionou. ;)
OLá Fla! Cara, acabou que virou um tópico bola de neve. Porque testei individualmente o procedimento e não mudou nada no tempo de render. Peguei uma árvore, renderizei apenas o fg dela e salvei (com o cut ligado). Depois renderizei usando o mapa de fg salvo e obtive 36 seg. Daí apliquei um material mate verde nela toda, sem cut, renderizei o fg e salvei o mapa. Reapliquei o material original e renderizei reutilizando o mapa salvo e ficou na mesma o tempo. No blog do jeff funciona. Comigo não. :( Daí tentei outras coisas. 1 - habilitei a propriedade o objeto como pass throught, renderizei e nada de diminuir o tempo de render 2 - mudei o blur do cut para 0,01 (valor mínimo) e baixou 20% 3 mudei o filtro de piramidal para none e baixou em 35%. ALém disso ficou melhor sem o blur. Ficou mais nítido. Será que posso fazer algo a mais? Sobre o script eu agradeço demais mesmo. Porém não manjo nada ainda. Só sei usar os que têm prontos ..rsrsr abraço!
Eu ja li mas nunca testei esse procedimento do Jeff. O problema é que os renders raytracers sempre sofrem com mapa de opacidade, e não é só no FG mas tb no render final. O cutout melhora a situação sem filtragem pq fica menos transição entre opaco/transparente, então é realmente a melhor solução. Sobre o script, aperta F11 pra abrir o listener, cola e aperta o enter do teclado numerico que ele roda o comando, ou usa o mini-listener que fica ali no canto esquerdo em baixo da interface do max. ;) Só precisa usar essa linha de comando depois que os objetos estiverem todos selecionados: [code:1:e7acc2d516]for i in selection do i.material.cutout_map_on = off [/code:1:e7acc2d516]
POw! vlw mesm! Só lembrando que essa trabalheira toda é porque pretendo render uns 800 frames de uma cena com um bocado de coisa com mapa de opacidade. Daí vale à pena todo o esforço para economizar tempo (e bote tempo!!) hehehe. sobre o script vai ajudar bastante porque eu já desliguei todos os mapas de cut manualmente então vou ganhar tempo e guardar um pouco mais de paciência. abrs!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143148

Últimos membros registrados: GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs.

Usuário(s) on-line na última hora: 241

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.