Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
dpi3d   Recife - PE
Sarandini   Joinville - SC
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC

Portfólios Ver Mais

n3reu   Fortaleza - Ce
LucasVasconcelos   fortaleza-ce - AC
Moraes   São Paulo
Erick   Rio de Janeiro

Dúvidas de iniciante! O q é v-ray e displacement?

Por: skiter  

Em: 24/07/2004 00:53

opa, eae galera, sou novo aki no fórum e no 3d studio tbm... bom..queria saber c alguém poderia me dar uma breve explicação do q é o v-ray, o displacement...tipow...é um programa q renderiza??ou é um plug-in do max, sei lah.... e tipow...onde eu consiguo pegar esses plug-ins?? valew galera! Assunto editado por Sandro :oi:
vray eh um programa de renderização que trabalha junto ao 3ds em forma de plugin, ele tem muitos recursos dentre eles o displacement aperfeiçoado, displacement eh um recurso onde vc usa um mapa( textura, mapa procedural, etc...) pra deformar o objeto que vc quer, tipo aqui tem um tutorial pra fazer grama com displacement, ah e se vc quer plugins free entra aew: http://www.maxplugins.de/ ( ah, o vray tem uma versão free, uma demo e outra comercial, entra aew: www.vrayrender.com) :D
www.greenlamp3d.com
Grraaaaaannndeeeee Malucow !!!! Ajudou pra caramba, vc acredita que eu tinha essa dúvida também!?!?!?! Vlw...
Eu quero ser um Design!!! Ajude-me DEUS!!!
é como o malucow falou, displacement é um resucrso para se conseguir objetos complexos a partir de mapas, bitmaps etc. por exemplo, vc cria um satélite como a lua, aplica o material nele. legal, pra criar a lua usamos uma esfera certo???. seria muito difícil e sacal editar a lua para criar as crateras típicas dela. então, o max e outros programas do genero usam alguns recursos para criar esse efeito. o primeiro deles é o bump, um efeito que pode ser chamado de fake (falso) porque na verdade não cria novas faces fisicamente no objeto em questão, apenas simula o relevo através de técnicas de sombreamento que podem enganar os olhos em muitas ocasiões, mas uma olhada muito em close pode revelar a mentira, além das sombras reagirem mal em muitos casos. bem, o bump é muito leve em twermos de hardware, não sobrecarrega muito a cena, por isso seu uso é aconselhavel sempre que possível. a segunda forma de simular o efeito é o displace, ou displacement. ao contrário do bump, o displace gera realmente as faces extras no objeto para conseguir as deformações necessárias. o max trabalha com displace direto na viewport ou como efeito de renderização. a melhor opção sem dúvida é aplicar o displace em tempo de renderização pois quando isso é feito na viewport seu trabalho fica sobrecarregado, muita memória é consumida indevidamente e o desempenho de navegação nas viewports é consideravelmente afetado. os renderizadores profissionais como mental ray, v ray, brazil, etc..., tem recursos muito mais avançados de displacement que o 3d studio max nativamente, e esses efeitos são praticamente sempre em tempo de renderização. o mental ray por exemplo, tem mapa de opacidade no bump, o que melhora a qualidade nas bordas do objeto, seu displacement possui um segundo mapa para definir a direção do displace, entre outras coisas. ah, tanto o bump quanto o displacement usam mapas procedurais ou bitmaps em escala de cinza, reconhecendo até 128 tons de cinza se nao me engano. a diferença nos tons é que justamente cria o efeito de relevo e saliencia. foi mal o texto enorme :) Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
putz...valew mesmo pela explicação...mas tipo....onde eu posso arrumar esse renders, sem serem demos???? pq todo lugar que eu vou soh tem a demo.... valew outra vez!
então, aí vc entra no assunto mais temido do fórum, PIRATARIA !!! Praticamente todos os renders bons são comerciais, o que significa que vc so conseguira as versões demo sem ter que pagar algo em dolares... não podemos falar de pirataria no forum, é uma politica de segurança adotada. o max 6 tem o mental ray integrado, que é um dos render top de linha do mercado. se vc tem max 6 tem mental ray e então tem todos os efeitos que comentei no repply anterior. Valeu!!!
Videotutoriais e artigos
ah ta...entendi...mas blz por ter falado sobre o mental ray... e tipow.... o mental ray, o v-ray, o brazil...eles são todos na mesma qualidade?? ow alguns são melhores em algumas coisas e tal?? tipow....qual vc acha que é o melhor dos três??? na sua opinião.... e pq? eu toh perguntando muito neh??..hehe...mau ae....mas é pra eu ter uma noção dos renders.... vcs que jah estão a mais tempo mechendo com issu devem saber bastante... mas valew de novo!
então, dentre todos os renders que voce mencionou, o mental ray é o mais antigo de todos, e também um dos mais usados em produção cinematografica profissional. vray, brazil, final render, são renders em evolução, muito novos ainda e frequentemente tem mais problemas que o mental ray e o render man. mas é como eu te disse, estes renders criaram novas formas para conseguir os mesmos efeitos, com o tempo as técnicas ruims vão sendo retiradas e as boas aprimoradas. na minha opinião (embora eu não seja de longe o melhor conhecedor de renders aqui do forum), o render mais estável e produtivo é o mental ray, os anos de mercado podem falar por ele e a maioria dos filmes que vc assiste tb :). não desmerecendo os outros renders, eles estão em evolução e logo poderemos ter concorrentes diretos ao mental ray e render man entre essa safra de novos renders. e outro fator muito relevante é a integração entre max6 e mental ray, nos outros renders vc não tem a total integração que o mental ray, pois este se tornou parte do programa. bem, essa é a minha opinião, existem pessoas aqui no fórum que manjam bem mais que eu, vamos esperar que eles também dêem suas opiniões. Um abraço!!!
Videotutoriais e artigos
Oi gente, tudo bem? Eu usei o Final Render S0 por um ano, o Brazil Render 1 por um ano, e o V-Ray 1x por um ano, o Mental Ray uso a 3 anos, mas no último ano usei muito mais o V-Ray, e concordo em número, gênero e grau com o que o aabb disse. Abraços
valew mesmo galera pela explicação..agora vou ficar fuçando aki... valew!!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710605.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 586, sendo 23 membro(s) e 563 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Carlos E. Nogueira, geotaltal, rafa.carvalho, JMDesign, Danielreis, Henrique Ribeiro, Eduardo Ramos, Felipe Duarte, Duda, th3one, Ale Marques, Vladis, Renatto, Esdras, David Rodney, nandao, Rodrigo, Baldo, Nuno, magster, Thiago, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.