Dúvidas de iniciante! O q é v-ray e displacement?

Por: skiter  

Em: 24/07/2004 00:53

opa, eae galera, sou novo aki no fórum e no 3d studio tbm... bom..queria saber c alguém poderia me dar uma breve explicação do q é o v-ray, o displacement...tipow...é um programa q renderiza??ou é um plug-in do max, sei lah.... e tipow...onde eu consiguo pegar esses plug-ins?? valew galera! Assunto editado por Sandro :oi:
vray eh um programa de renderização que trabalha junto ao 3ds em forma de plugin, ele tem muitos recursos dentre eles o displacement aperfeiçoado, displacement eh um recurso onde vc usa um mapa( textura, mapa procedural, etc...) pra deformar o objeto que vc quer, tipo aqui tem um tutorial pra fazer grama com displacement, ah e se vc quer plugins free entra aew: http://www.maxplugins.de/ ( ah, o vray tem uma versão free, uma demo e outra comercial, entra aew: www.vrayrender.com) :D
www.greenlamp3d.com
Grraaaaaannndeeeee Malucow !!!! Ajudou pra caramba, vc acredita que eu tinha essa dúvida também!?!?!?! Vlw...
Eu quero ser um Design!!! Ajude-me DEUS!!!
é como o malucow falou, displacement é um resucrso para se conseguir objetos complexos a partir de mapas, bitmaps etc. por exemplo, vc cria um satélite como a lua, aplica o material nele. legal, pra criar a lua usamos uma esfera certo???. seria muito difícil e sacal editar a lua para criar as crateras típicas dela. então, o max e outros programas do genero usam alguns recursos para criar esse efeito. o primeiro deles é o bump, um efeito que pode ser chamado de fake (falso) porque na verdade não cria novas faces fisicamente no objeto em questão, apenas simula o relevo através de técnicas de sombreamento que podem enganar os olhos em muitas ocasiões, mas uma olhada muito em close pode revelar a mentira, além das sombras reagirem mal em muitos casos. bem, o bump é muito leve em twermos de hardware, não sobrecarrega muito a cena, por isso seu uso é aconselhavel sempre que possível. a segunda forma de simular o efeito é o displace, ou displacement. ao contrário do bump, o displace gera realmente as faces extras no objeto para conseguir as deformações necessárias. o max trabalha com displace direto na viewport ou como efeito de renderização. a melhor opção sem dúvida é aplicar o displace em tempo de renderização pois quando isso é feito na viewport seu trabalho fica sobrecarregado, muita memória é consumida indevidamente e o desempenho de navegação nas viewports é consideravelmente afetado. os renderizadores profissionais como mental ray, v ray, brazil, etc..., tem recursos muito mais avançados de displacement que o 3d studio max nativamente, e esses efeitos são praticamente sempre em tempo de renderização. o mental ray por exemplo, tem mapa de opacidade no bump, o que melhora a qualidade nas bordas do objeto, seu displacement possui um segundo mapa para definir a direção do displace, entre outras coisas. ah, tanto o bump quanto o displacement usam mapas procedurais ou bitmaps em escala de cinza, reconhecendo até 128 tons de cinza se nao me engano. a diferença nos tons é que justamente cria o efeito de relevo e saliencia. foi mal o texto enorme :) Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
putz...valew mesmo pela explicação...mas tipo....onde eu posso arrumar esse renders, sem serem demos???? pq todo lugar que eu vou soh tem a demo.... valew outra vez!
então, aí vc entra no assunto mais temido do fórum, PIRATARIA !!! Praticamente todos os renders bons são comerciais, o que significa que vc so conseguira as versões demo sem ter que pagar algo em dolares... não podemos falar de pirataria no forum, é uma politica de segurança adotada. o max 6 tem o mental ray integrado, que é um dos render top de linha do mercado. se vc tem max 6 tem mental ray e então tem todos os efeitos que comentei no repply anterior. Valeu!!!
Videotutoriais e artigos
ah ta...entendi...mas blz por ter falado sobre o mental ray... e tipow.... o mental ray, o v-ray, o brazil...eles são todos na mesma qualidade?? ow alguns são melhores em algumas coisas e tal?? tipow....qual vc acha que é o melhor dos três??? na sua opinião.... e pq? eu toh perguntando muito neh??..hehe...mau ae....mas é pra eu ter uma noção dos renders.... vcs que jah estão a mais tempo mechendo com issu devem saber bastante... mas valew de novo!
então, dentre todos os renders que voce mencionou, o mental ray é o mais antigo de todos, e também um dos mais usados em produção cinematografica profissional. vray, brazil, final render, são renders em evolução, muito novos ainda e frequentemente tem mais problemas que o mental ray e o render man. mas é como eu te disse, estes renders criaram novas formas para conseguir os mesmos efeitos, com o tempo as técnicas ruims vão sendo retiradas e as boas aprimoradas. na minha opinião (embora eu não seja de longe o melhor conhecedor de renders aqui do forum), o render mais estável e produtivo é o mental ray, os anos de mercado podem falar por ele e a maioria dos filmes que vc assiste tb :). não desmerecendo os outros renders, eles estão em evolução e logo poderemos ter concorrentes diretos ao mental ray e render man entre essa safra de novos renders. e outro fator muito relevante é a integração entre max6 e mental ray, nos outros renders vc não tem a total integração que o mental ray, pois este se tornou parte do programa. bem, essa é a minha opinião, existem pessoas aqui no fórum que manjam bem mais que eu, vamos esperar que eles também dêem suas opiniões. Um abraço!!!
Videotutoriais e artigos
Oi gente, tudo bem? Eu usei o Final Render S0 por um ano, o Brazil Render 1 por um ano, e o V-Ray 1x por um ano, o Mental Ray uso a 3 anos, mas no último ano usei muito mais o V-Ray, e concordo em número, gênero e grau com o que o aabb disse. Abraços
valew mesmo galera pela explicação..agora vou ficar fuçando aki... valew!!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716978.

Total de membros registrados: 143010

Últimos membros registrados: JMbecker, ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx, carlosspy.

Usuário(s) on-line na última hora: 606

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.