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(GI) Global Ilumination

Por: marco.porsche  

Em: 02/08/2004 16:41

Ola pessal, sou novo no grupo e gostarial de saber se alguem pode explicar oque é GI e como funciona, qual o conceito, como aplicar na cena. Obrigado a todos
Oi Marco, tudo bem? Seja bem vindo a comunidade 3D1! Olha, tem um excelente tutorial no site 3D1 que explica tudo o que vc quer saber. Mas se é novato no mundo 3dsmax, é aconselhável deixar este assunto um pouco de lado, tem coisas mais importantes para aprender. ;) Flw! T+! :joiad:
e ai, beleza? seja bem vindo! tambem adoro porsches! o efeito de gi, é algo que acontece quando ao iluminar um objeto, a luz refletida deste objetos, ao bombardear outros objetos proximo, o local atingido pelos fotons fique com uma cor puxada para a do objeto emissor da luz, saca? exemplo: a luz vinda do céu atinge: uma esfera azul, proximo desta esfera, esta uma caixa de cor branca, o que acontecera? a area da esfera azul atingida pelos fotons emitidos pela caixa branca ficarão com um tons tendendo para o branco, e o local onde a caixa branca for atingida pelos fotons da esfera azul ficarão com um ton puxado para o azulado, entende? espero ter ajudado........
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Oi Marco tudo bem? Realmente o correto é estudar iluminação sem GI e só depois partir para estes efeitos mais avançados. Agora respondendo a sua pergunta: Primeiro tem que entender que normalmente é chamado de GI o efeito de radiosidade, porque o efeito de iluminação global, é outra coisa, então tem um efeito de luz que se chama radiosidade mas é conhecido por GI em computação gráfica, e tem outro efeito de iluminação que se chama GI mesmo, de Global Illumination (Iluminação Global). O efeito de radiosidade (GI) acontece em tudo no mundo real, quando a luz incide sobre uma superfície ela reflete o espectro de cor dessa superfície, porque a luz bate e reflete "ricocheteando" pelo ambiente, em 3D sem radiosidade (GI) a luz bate numa superfície e morre, quando a luz reflete o espectro de cor da superfície na qual incide, ela ajuda a iluminar o ambiente também, e no caso de uma superfície com cor forte, como vermelho, as coisas próximas recebem um pouco do reflexo do espectro vermelho da parede, ficando levemente avermelhados, isso é um dos principais efeitos que permitem obter um resultado fotorealístico em renderização 3D, mas depende de bastante prática e conhecimentos prévios. O efeito de Global Illumination (GI) é tipo uma cúpula de luz em torno da cena, igual um céu nublado, a luz vem de todos os lados gerando sombras suaves de todos os lados, e pode ou não gerar radiosidade (GI) também. Abraços

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