Oi gente, tudo bem?
Andrei> O Darktree é o melhor programa do mundo para criação de materiais (Shaders) e mapas procedurais para os principais programas de 3D, tem conexão para Max, Maya, XSI, LightWave e Cinema 4D.
Ele é um programa que monta os materiais e mapas procedurais por meio de componentes dispostos e ligados em fluxograma, é como compor um mapa procedural com os mapas que o max oferece, mas as possibilidades são milhares de vezes maior, depois pode usar o material ou mapa no Max por meio de um plugin (Simbiont).
Dá uma olhada no site www.darksim.com
3dmaxer> Estava preso então :) Por isso que não aparecia? Rasparam sua cabeça? :)
Eu acho melhor fazer a iluminação primeiro, quase sempre inicio pela iluminação depois que o modelo está pronto, porque aplicando um material cinza na cena fica fácil de ver as sombras, as partes onde a luiz está estourando, onde está escuro demais, sem falar no tempo de render, como é rápido fica mais fácil de ajustar as luzes, que é uma tarefa chata e as vezes trabalhosa, então não ter que render as texturas e efeitos de mateiais ajuda muito.
Estando com texturas e materiais pode até interferir na visualização das sombras e dos efeitos de iluminação, ainda tem que levar em conta que os materiais dependem da iluminação da cena, um vidro que fica bom numa cena pode precisar de ajustes em outra por causa da iluminação, então vai também poupar trabalho na texturização e ajuste de materiais, porque a luz já vai estar certa, tem que ajustar os materiais para aquela iluminação, e não a iluminação para aqueles materiais, porque ela já foi ajustada.
Abraços