Oi Hugo, tudo bem?
Sem a menor sombra de dúvidas o melhor render do mercado é o Mental Ray, apenas dentro da Pixar o melhor render do mundo é o Renderman, porque foram eles mesmos que desenvolveram e o que precisar escrevem na hora, para usuários que comprar o Renderman ficou difícil pelas raríssimas atualizações, por isso muita gente que gosta dele passou a usar renderizadores compatíveis com a línguagem de Shader e recursos do Renderman, tem diversos deles, o mais novo está anunciado na Três D1, chama Aqsis.
Praticamente todas as outras produtoras de cinema usam o Mental Ray.
Outros bons renderizadores são Brazil Render e V-Ray, muito novos ainda, não tem a estabilidade e possibilidades do Mental Ray, mas vão chegar lá.
Agora o Final Render na minha opnião é o pior de todos dessa nova geração, porque tem muitos problemas, não são poucos não, é quase impossível render uma animação decente nele porque o Hyper GI é muito novo, tem muito que desenvolver, quando lançaram o FRS0 não tinham percebido que em animação daria problemas, principalmente em Mesh deformável, acho que nem tinham testado isso, só perceberam depois e tentaram arrumar com o Render Animation ainda nos updates do S0, só que não ficou bom, no S1 eles inventaram outro sistema chamado Hypper GI que é uma porcaria por enquanto, é uma mesclagem da forma de cálculo feita pelo Radiosity do Light Scape e a forma de cálculo do GI do Luma Object, é uma gambiarra que até agora não deu certo, a prova é o monte de Service Pack para corrigir problemas nele, até voltaram a soltar a versão S0 para render Still de arquiteutra, porque nisso ele é muito bom, mas em animação não serve.
O V-Ray também soltou muitas versões da 1.09, mas todas funcionavam na boa, apesar que o V-Ray também é meio chato com animações, mas sabendo configurar dá para fazer com a qualidade exigida em TV, o Brazil Render também.
O principal lance que tornam o Mental Ray e o Renderman tão usados em cinema é justamente o tipo de traçamento e antialias que usam na animação, são rotinas proprietárias guardadas a 7 chaves, tanto que a Pixar processou a Exluna quando crioi o Entropy porque um ex funcionário conhecia a rotina do Anti-Aliasing de animação do Renderman ea Pixar acusava a Exluna de ter usado essa rotina.
Abraços