Oi Douek, tudo bem?
É verdade, a luz Sky Light é só um ícone, tanto faz a posição dela na cena, quando aplica uma Sky Light o Max gera uma cúpula de luzes com multipler bem fraco em torno da cena, a sombra é gerada por todos os lados, o que chamamos de Iluminação Global (GI), mas não é o GI do efeito de radiosidade, nem vou entrar nestas minúcias se não nem acaba mais o assunto.
Vc pode configurar a Sky light de diversas formas modificando o seu Multipler e a sua cor, deixando com cara de dia mais nublado diminuindo o Multipler ou deixando a cor mais escura, pode ficar com cara de dia bem claro colocando branco e aumentando o Multipler, mas ainda tem as configurações do render que estiver usando, por exemplo o Light Tracer, pode modificar o Multipler das luzes por lá.
Agora a Sky Light é uma luz secundária, praticamente nunca vai estar sozinha na cena, primeiro que ela não gera o ponto especular, se colocar uma esfera cromada no meio da cena não vai gerar o ponto de brilho característico de metais, tem diversos macetes para trabalhar legal com a Sky Light, no caso de cenas externas é comum fazer um link entre uma Sky Light e uma Direct Light ou uma Photometric IES Sun, mas nesse último caso seria melhor usar uma IES Sky em vez da Sky Light.
Resumindo, a Sky Light só serve para gerar o efeito de iluminação global, uma iluminação que vem de todos os lados da cena como um céu, para gerar os outros efeitos de luz depende de outras luzes com mais recursos.
Abraços