Posição da Skylight

Por: douek  

Em: 19/08/2004 01:38

Li em alguns lugares por aí que não importa onde colocamos a Skylight que a sobra gerada será a mesma. Mas acho que alguma vez eu li que podemos configurar a Skylight de varias maneiras para obtermos iluminações diferentes. Como uma mais forte, ou uma puxada para noturna... Podemos mesmo fazer isso? Como e onde especificamente?
Oi Douek, tudo bem? É verdade, a luz Sky Light é só um ícone, tanto faz a posição dela na cena, quando aplica uma Sky Light o Max gera uma cúpula de luzes com multipler bem fraco em torno da cena, a sombra é gerada por todos os lados, o que chamamos de Iluminação Global (GI), mas não é o GI do efeito de radiosidade, nem vou entrar nestas minúcias se não nem acaba mais o assunto. Vc pode configurar a Sky light de diversas formas modificando o seu Multipler e a sua cor, deixando com cara de dia mais nublado diminuindo o Multipler ou deixando a cor mais escura, pode ficar com cara de dia bem claro colocando branco e aumentando o Multipler, mas ainda tem as configurações do render que estiver usando, por exemplo o Light Tracer, pode modificar o Multipler das luzes por lá. Agora a Sky Light é uma luz secundária, praticamente nunca vai estar sozinha na cena, primeiro que ela não gera o ponto especular, se colocar uma esfera cromada no meio da cena não vai gerar o ponto de brilho característico de metais, tem diversos macetes para trabalhar legal com a Sky Light, no caso de cenas externas é comum fazer um link entre uma Sky Light e uma Direct Light ou uma Photometric IES Sun, mas nesse último caso seria melhor usar uma IES Sky em vez da Sky Light. Resumindo, a Sky Light só serve para gerar o efeito de iluminação global, uma iluminação que vem de todos os lados da cena como um céu, para gerar os outros efeitos de luz depende de outras luzes com mais recursos. Abraços
Como sempre mandando muito bem nas explicações hein tresd1...?!! Só não podemos esquecer de citar uma outra ótima alternativa de iluminação que é a gerada por um HDRI....que fica em map. Valeu, Fui
Surf is life... Fuck work, let´s surf!!!
Pude perceber que um dos defeitos de se usar Skylight é que não simula o noise dos objetos... Tem que ser com auxilio de outra luz né?
Oi gente, tudo bem? Então, se for simplificar o negócio, o HDRI é uma SkyLight onde cada parte da cúpula que envolve a cena tem uma luz de cor e intensidade diferente. No HDRI cada pixel é como se fosse uma luz, tem sua própria cor e sua própria intensidade, a imagem envolve a cena igual a SkyLight, no Max inclusive é com a SkyLight que se aplicar uma iluminação HDRI, no Mental Ray também. Se usar uma imagem diferente de HDRI na Sky Light também vai funcionar, mas como é RGB não tem as intensidades diferentes, só as cores, ai não fica legal. O HDRI as vezes não gera sombras de todos os lados como a SkyLight porque depende da fonte de luz na imagem, se tem mais luz de um lado a sombra será mais forte do lado oposto. Sobre o Bump que o Douek disse, veja só, se as sombras são geradas de todos os lados porque tem luz de todos os lados o Bump não consegue funcionar perfeitamente, justamente porque ele cria uma ilusão de saliência no objeto com sombreamento, e esse sombreamento depende dos pontos de luz, se vem de todos os lados a sombra tem a mesma intensidade de todos os lados e não gera a ilusão corretamente, não testei aqui, mas em teoria um HDRI com luz de um lado só faria o bump funcionar corretamente mesmo só tendo a Sky Light na cena. Abraços

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