Character Studio : Biped x Quadruped

Por: ziriguidum  

Em: 13/09/2004 11:54

ae galera.. blz? Olha só... uma vez achei um botão q mudava de biped pra quadruped... eu to modelando um dragão e não queria fazer com bones do Max.. queria fazer com cs... alguém pode me ajudar a achar onde escolho pra quadruped?? e mais uma coisa.. tem como colocar asas no CS? ou tenho q colocar bones auxiliares??
www.rodolforoth.com
blz cara... vc vai ter que colocar bones ai pra asas... tem um plugin que facilita o serviço... mas eu não lembro qual é
aê.. eu comecei a fazer os bones com os do max mesmo.. sem CS mas tenho um problema.. não sei como prender os spikes e a carapaça no corpo... não pode ser com o skin, pq não pode deformar a malha... Abraços só faltam os bones das asas e de uma pata dianteira... mas isso tá sob controle.. o problema é fazer os spikes e a carapaça seguir o movimento do corpo.
www.rodolforoth.com
Oi Ziriguidum, tudo bem? Como o próprio nome do plugin ja fala, ele foi desenvolvido para animar bipedes, mas com a evolução do plugin passou a ser possível animar quadrupedes também com certa facilidade, mas não tem nenhum botão para isso, você tem que modificar o esqueleto do CS no Figure Mode para dar o formato e dimensões desejadas, não pode animar em Footstep Mode porque só funciona para Biped, tem que animar em KeyFrame Mode, e normalmente tem que modificar o valor do Balance Factor para 0. Para as assas é como sempre falo, não tem como trabalhar bem no CS sem saber tudo de animação com Bones antes, porque o CS é um avanço sobre eles, e pode usar tudo de Bones para customizar a estrutura super básica que o CS oferece, essa asa é um ótimo exemplo, se fosse fazer com o CS teria que criar a estrutura dela em Bones normal, fazer todas as configurações e Rigging da estrutura normalmente, e depois linkar com o CS. Você está fazendo muito bem em preferir usar Bones do que CS já que parece seu primeiro estudo desse tipo, porque o que aprender com Bones vai te facilitar a vida no futuro quando for para o CS. Quanto a parte do Skinning para controlar partes duras e moles do corpo, sugiro que leia o tutorial sobre Skin que a Aline Lima escreveu para Três D1, está na seção de tutoriais de leitores, nele que pode controlar essas coisas, vai ter muitos problemas nessa parte com a deformação correta do Mesh, isso é normal, o primeiro modelo não fica legal mesmo, com o tempo vai perceber que depende muito da forma que modela o objeto para poder animar e ter deformações perfeitas nas juntas, bocas e tudo mais, é o tal do Edge Loop que já deve ter ouvido falar. Abraços
ahhhhhhhnnn.. mto interessante.. vlw aí a Dica.. vou ler o tuto sobre skin pra ver se dou um jeito nas partes q faltaram!!.. o resto.. já fiz o skin.. tá tudo perfeitinho.. só faltaram os espinhos e a caparaça mesmo. Abraços
www.rodolforoth.com
Aee.. olha só.. eu li o tutorial sobre skin .. mas acho q não resolve meu problema... lá no final... diz q se eu quero alguma coisa rígida.. tenho q selecionar o grupo de vértices e marcar a opção rigid e desmarcar as outras... bem.. cada gomo da carapaça e cada espinho.. é um objeto diferente.. não seria o mesmo q linkar eles com o respectivo bone? se for a mesma coisa.. não resolve.. pq qdo eu movimentar o bone..alguns ítens vão ficar fora da malha.. até pq a malha faz um movimento suave... por exemplo.. os espinhos da cabeça eu linkei direto com a cabeça.. não houve problemas... mas com o resto.. vai dar tilt.. hehehehe Abraços!
www.rodolforoth.com
Oi Ziriguidum, tudo bem? É por essas e outras que eu disse na outra mensagem que o primeiro modelo animado não vai ficar bom, a partir de agora vai começar a perceber que a modelagem faz muita diferença e vai precisar refinar bastante sua técnica e conceitos de modelagem para poder animar um personagem com qualidade. Com os objetos separados vai ter que aplicar um Skin em cada, porque como é que eles vão acompanhar a malha que se deforma, link acompanha reto, é muito melhor e muito mais fácil os espinhos fazerem parte do mesmo mesh do corpo, tudo é no mesmo mesh do corpo, nó máximo a língua e o olho que não, inclusive a asa, para não dar estes defeitos que está dando. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 814, sendo 18 membro(s) e 796 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Renatto, Fabio Amorim, Nuno, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Augusto Peixoto, Duda, Moura, Pedro Juliato, Thiago Couto, Ale Marques, Felipe Duarte, Ricardo Paranhos, Luana Chen, Virk.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.