Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Quintino3D   Blumenau, SC - AC
MMaximuss   Sâo Bernardo do Campo - AC
leandro nicolaci   São Paulo - AC
MMaximuss   Sâo Bernardo do Campo - AC
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

hunterkoon   sao paulo - AC
Moro.3D   Brazil - SC
FIERRE   Cascavel PR
ruhena1978   Juiz de Fora - MG - AC

track view

Por: minosso  

Em: 04/10/2004 12:30

Estou começando uma animação mas tenho um problema. Pra facilitar meu trabalho, inseri no início da cena todos os objetos que vou utilizar, fora do alcance das câmeras. O problema é que não consigo fazer com que els apareçam na cena de repente, sempre aparece o movimento deles até eu colocar no lugar certo. Como faço pra que eles não apareçam antes da hora? Faço isso no Track View? Como? Outr dúvida. Posso inserir mais frames no meio de uma animação, para que consiga estender um pouco mais algumas ações? Valeu, Gustavo.
se vc quer simplesmente fazer os objetos aparecerem na cena, não precisa animar o movimento deles, pode usar algumas outras maneiras. agora, se quiser continuar com a animação que já tem, pode clicar no keyframe final com o botão direito, escolher properties e então vc verá as duas curvas de interpolação, que são de entrada e saída do keyframe. a de entrada nesse caso é a que nos interessa. se não me engano terá uma espécie de curva subindo, vc deve mudar para umas linhas retas clicando no ícone da curva. essas interpolações controlam como o keyframe vai reagir aos outros keyframes, antes e depois dele. nessa interpolação que te falei pra colocar (a das retinhas) o keyfram muda o estado de forma abrupta, isto é, somente no frame onde está seu key.; já a interpolação padrão vai mudando suavemente de um keyframe para outro. por exemplo, se animar o movimento em x de uma bolinha 10 unidades no frame 10, ela vai se movimentar 1 unidade por frame, pois a interpolação padrão pega a transformação total e divide pelo intervalo de frames, nesse caso (10unidades/10frames= 1 unidade por frame) distribuindo a animação uniformemente entre os frames. um ótimo tutorial pra entender esses conceitos é o que vem com o max, de fazer a bolinha pular. existem tb outras interpolações padrão, que alteram parametros como aceleração. agora, dependendo da situaçao essas interpolações padrão não vão ser suficientes então pode usar ou o track view, ou o minitrackview que tem no max 6. mas voltando ao seu caso, se precisar somente de fazer aparecer os objetos no momento certo, pode animar o parametro visibility que está no menu properties do objeto que aparece clicando com o botão direito sobre o objeto e escolhendo a opção properties. antes de animar, escolha a opção e deixe o visibility dos objetos com 0. isso faz com que eles fiquem invisíveis. depois, posicione a timeline no frame onde deseja que os objetos apareçam, clique em auto key e abra o menu properties, coloque o valor de visibility como 1.0 como a interpolação padrão é linear, o objeto vai se tornar visível suavemente, então é so trocar a interpolação de entrada do keyframe onde os objetos aparecerão como fizemos no caso da movimentação. se alguma coisa estiver meio diferente me desculpe estou tirando tudo da cabeça porque aqui onde estou não tenho o max pra te ajudar melhor. Um abraço!!! P.S. Benvindo ao fórum, tenho certeza que vai gostar daqui porque este é o melhor fórum de cg de todos!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi GF, tudo bem? Vc trabalha com composição de vídeo né? É bem típico a forma de pensar. Você pode trabalhar com objetos invisíveis como o aabb disse. Agora se quer fazer dessa forma que está falando também pode, mas tem que ser tipo assim. Os objetos estão fora da vista da câmera, cria um Key Frame para todos eles um quadro antes de entrarem na cena, no quadro seguinte move eles para a cena da forma que deseja com o AutoKey ligado, para criar os Keys, isso vc sabe né? Então, ai abre o curve editor, pode ser ali em baixo das viewports mesmo, e edita as três curvas de posição dele, deixando bem reta, pode escolher o Linear em cima para ajustar automaticamente, nos próximos frames você ajusta para Smooth novamente, deixando a curva suave. Então a curva da animação fica bem reta nos dois primeiros frames e depois deles fica com ondulações suaves, entende? OBS: Não dá para fazer assim nas versões anteriores a 5, ou é um controlador ou outro. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710609.

Total de membros registrados: 138074

Últimos membros registrados: Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema.

Usuário(s) on-line na última hora: 546, sendo 3 membro(s) e 543 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Canithencer, claro_lima, Percivalgodfrey.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.