problema com boolean

Por: alansc  

Em: 05/10/2004 20:10

eae galera blz? estou modelando uma roda, seguindo um tutorial que eu achei na internet, onde fala pra aplica o boolean na roda para fazer os buracos do parafuso, isso tudo depois da roda pronta, inclusive com meshsmooth. Porém está acontecendo um problema qndo eu uso o boolean, é ésse ai em baixo, alguem saberia resolver? vlw!!
oi alansc, blz??? então, as operações booleanas do max não são muito boas, na verdade eu prefiro não utilizálas sempre que posso, porque muitas vezes vc tem mais trabalho tentando corrigir um problema causado por elas que realmente criando a malha. esse seu caso é um desses exemplos. o problema com o boolean é que ele tenta reconstruir a malha mesclando as duas partes envolvidas, mas nem sempre consegue com sucesso. vc poderia tentar dar um attach para ficarem todo juntos antes da operação, isso algumas vezes resolve o problema. mas também pode ser que o boolean apenas tenha invertido as normais dessas faces que não estão aparecendo.se realmente foi isso, vc tem algumas formas de corrigir o problema, ou mesmo renderizar sem corrigir, mas o melhor mesmo é corrigir. para isso, vc terá que aplicar um edit mesh no objeto e tentar selecionar essas faces que estão invertidas de lado. se ficar dificil, selecione as faces que ficam atrás delas e use a opçao hide que fica lá em baixo, so nao me lembro se tem no edit mesh, se nao tiver pode converter pra editable poly, se quiser preservar o objeto original faça um cópia antes de colapsar. com essas faces selecionadas, basta dar um flip na opção normals, da uma procuradinha. se não forem as normais, pode ser que o objeto tenha realmente perdido essas faces que estão faltando. num caso desses vc pode tentar usar o modifier cap holes que pode funcionar , oui não, tudo vai depender. só por tudo que eu disse até aqui vc pode ver como as operações booleanas podem te dar trabalho em vez de tirar. o nosso amigo granella manja bastante de maxscript e esses dias postou umas dicas de como exluir um objeto de outro, mas sem usar operações booleanas, não testei ainda os scripts, mas ao que tudo indica eles fazem o recorte perfeito na malha depois é só soldar os buracos, o que pode não ser tão fácil a princípio, mas é com certeza a melhor opção, porque com operações booleanas dificilmente conseguirá usar um meshsmooth depois, elas só servem mesmo se vc tiver absoluta certeza de que não vai mais mexer no objeto em questão. Um grande abraço e desculpe o enorme texto.
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
eae aabb vlw pela dica cara eu realmente nao gosto do boleean, mas como eu ja tinha usado esse tutorial em outra modelagem de roda e nao tinha dado problema eu resolvi usar. o que eu achei estranho é que o problema só ocorre naquele objeto, se eu fizesse o mesmo boolean no objeto que é o arco de fora da roda, ele funciona. bom o que importa é que eu vo fazer os buracos na malha mesmo, acho que é mais facil... vlw!!!
é, uma coisa que vc pode fazer é literalmente fazer o trabalho do boolean só que melhor. se formos parar pra pensar, o boolean de subtração usa alguns truques para conseguir recriar a malha. primeiro, ele analisa o ponto de interseção para dar uma espécie de slice no objeto subtraído. depois ele deleta a parte que não está dentro da surface do outro objeto, recriando os vértices nos locais apropriados. como os objetos em 3d nunca são sólidos de verdade, temos as normais. elas indicam qual o lado visível da face 3d. o boolean pega então o que restou do objeto e dá um flip nas normais. nessa etapa podem acontecer alguns problemas, aleatoriamente. depois ele cria um buraco no objeto final, bem no ponto de interseção e "tenta" soldar os vértices para ficar uma malha fechada. em muitos casos esse processo todo acontece sem mais problemas. mas em outros tantos ocorrem os problemas mais diversos, desde faces faltando à imperfeições diversas na malha. eu estou trabalhando com maquete eletronica pra arquitetura há uns 8 meses. na primeira maquete que fiz, caí na besteira de usar operações booleanas. pois bem, até que deu certo, mas depois de uma semana o engenheiro pediu mudanças nas janelas e portas, e aí que vi como as operações booleanas te quebram as pernas para a edição posterior do modelo. resultado, tive que refazer o piso 1 inteiro e nunca mais desde aquele dia usei operações booleanas, pelo menos na maior parte do tempo não. no seu caso dá pra fazer isso, desenhar os cilindros normalmente, deletar o cap de cima e inverter as normais. era dessa maneira que vc ia fazer mesmo??? há algum tempo atrás eu não conseguia ver dessa maneira, não manjava de dar atach com outros objetos e reconstruir a malha só no local da sutura, então ficava tentando fazer o buraco redondinho igual, mas ficava uma me... meu problema maior era não entender nada de edição na malha, porque tem um monte de recursos que às vezes passamos muito tempo sem saber e que facilitam e muito nossa vida. o ruim é comprovar isso quando está numa situação de aperto, o cliente cobrando o prazo e vc doido pra conseguir arrumar uma solução. mas blz, já fugi totalmente do seu tópico foi mal... um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
tá blz cara, nao tem problema... vlw!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710609.

Total de membros registrados: 138074

Últimos membros registrados: Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema.

Usuário(s) on-line na última hora: 538, sendo 3 membro(s) e 535 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Canithencer, claro_lima, Percivalgodfrey.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.