Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
An3dre   Araras / SP - SP
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC

Portfólios Ver Mais

jonathan   Sergipe - AC
Osvaldo   São Paulo - Brasil - AC
Anderson   rio de janeiro

Animação do movimento de um pistão... ajuda....

Por: NouL  

Em: 08/10/2004 16:39

Olá pessoal... sou novo no fórum, e espero encontrar mta gente legal e disposta a ajudar... Já de cara venho pedir ajuda em um problema que está me matando à algum tempo... Estou começando a desenvolver minhas animações em 3ds Max 6... comecei a desenvolver a animação de um pistão, como o de uma máquina à vampor... Ele é composto inicialmente por uma cápsula, um eixo e um êmbolo... como mostro abaixo: Facilitando a fisualização... Imaginem o movimento do pistão... A cápsula desenvolve um movimeto de rotação (sobe e desce) em torno do Eixo, e o êmbolo entra e sai da cápsula. Minha intenção é gerar um movimento circular na ponta da haste do êmbolo, como um pistão de verdade... Ok? então... explicado o que eu quero, sigo abaixo com a pergunta... Como? Eu transportei o ponto "pivot" da cásula para o centro do eixo... assim pude ter o movimento da cápsula em torno do eixo... Linkei o êmbolo à cápsula, para fazer com que o êmbolo participe da rotação da cápsula... Só que não estou conseguindo fazer com que o êmbolo entre e saia da cápsula, para gerar o movimeto circular no final de sua haste... Eu tentei da seguinte forma... Mudei o ponto "pivot" do êmbolo para junto do "pivot" dos outros 2 objetos(eixo e cásula)... E na montagem da animação tentei movimentar o êmbolo (que já estava acompanhando o movimento da cásula...)... só que encontrei um problema ... ---> O movimento do êmbolo é feito nos dois eixos X e Z.... só que eu não quero isso... eu queria que o embôlo se afasta-se de seu ponto pivot... fazendo com que ele saísse da cápsula... e depois o contrário... fazer com que o êmbolo se aproxime de seu ponto "pivot", desta vez entrando na cásula... fazendo um ciclo completo do pistão... isso tudo mantendo fixo o ponto pivot... Gostaria que alguém + intendido do assunto me ajudasse nesse problema... ou se alguém tiver uma idéia melhor que a minha também será perfeito! Vlw aÊ!
Oi Noul, tudo bem? Vai ser complicado te ajudar, animação é uma área imensa do programa, tem trocentas ferramentas, e as que usam para fazer essas coisas depende de grande experiência no programa. Se o objeto tem partes móveis é usado Bones, com eles mesmo pode configurar para se comportarem como um pistão, inclusive oferecendo resistência ao movimento, como um amortecedor por exemplo. Uma animação mais complexa não é feita apenas alterando os objetos com Key Frames e ajustando o ponto Pivot, depende de auxiliares de animação como os Dummies e os Points. O ajuste da animação depende também do controlador que está usando, das curvas no Curve Editor, depende de muita coisa, poderia usar um Expression para controlar isso, mas leva tempo até chegar nesse ponto, eu sugiro que começe com coisas mais simples para pegar as manhas das ferramentas e as técnicas usadas, Bones é uma das últimas coisas que se aprende no 3DS Max, é uma ferramenta bem mais complexa. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710612.

Total de membros registrados: 138077

Últimos membros registrados: ketobhbpremium, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb.

Usuário(s) on-line na última hora: 553, sendo 3 membro(s) e 550 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima, deluronforte, ketobhbpremium.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.