Oi Adriano, tudo bem?
Peço o favor para que poste a sua dúvida em apenas um fórum. No Computação Gráfica. ;)
Para usar transparência no shader vray, você tem de trabalhar com os tons de cinza no canal refract, branco puro significa transparência total. Uma outra coisa a ser observada é o valor do IOR, se for usar algum objeto apenas com transparência, deixe em 1,0. Ja para outros materiais, existe uma lista com valores que pode ser encontrada no site 3d1 ou no próprio help do max.
Para fazer vidro, vc coloca um preto no canal diffuse, branco total no reflect com a opção fresnel ativada e um refract também branco, com valor do IOR 1,56. Não esqueça de ativar a opção affect shadows e alpha logo abaixo. Se quiser ter mais controle sobre os reflexos, desative o [i:70ff3e934a]fresnel[/i:70ff3e934a] e trabalhe com tons escuros de cinza no canal reflect. No fog color você define a cor do vidro, tem de ser uma cor bem clara, quase branca e o fog multiplier também interfere muito, use valores abaixo de 1. E pra finalizar, você pode usar o [i:70ff3e934a]exit color[/i:70ff3e934a] do canal refract se for fazer um vidro que apareça as suas bordas, geralmente um tom verde bem escuro fica legal.
Flw! T+! :joiad: