Vray - Foto Realismo

Por: fharra  

Em: 26/10/2004 16:27

Seguinte, tenho um grande problema... bem , mais ou menos..hshs já faz uns meses que comecei a trabalhar com o vray, já li alguns tutoriais sobre ele e já fiz vários trabalhos. Regularmente entro aqui no site para dar uma olhada no forum e tirar algumas dúvidas e sempre vejo algumas imagens postadas pos leitores, e fico babando com tanto realismo... e aí está o meu problema, não consigo ter esse tom realistico que vcs conseguem :( , sei que isso com o tempo vai se pegando o jeito... mas queria pedir a ajuda de vcs, acho que estou pecando muito nas texturas tbm :lol: . Existe tutoriais para texturas? não consigo criar materias realisticos. Outra coisa é sobre irradiance map e photon map, em que situações devo optar por um ou por outro???? Sei que é coisa de mais pra ajudar... mas se puderem me dar uma luz :(:(
Oi Fharrá, sobre o realísmo a iluminação é importante claro, mas uma cena bem texturizada é tão importante ou mais que uma boa iluminação. Tenho olhado muito sobre texturas, e acredito que não precisem ser texturas "fantásticas" mesmo o simples, mas bem feito resolve o problema. Para uma boa cena é necessário também uma composição bem feita, mesmo se tiver diversos móveis (por exemplo) perfeitos, se estiverem muito zuados ou fora de escala, acabam estragando a cena também. Sobre [i:09974c1ae8]irradiance[/i:09974c1ae8] ou [i:09974c1ae8]photons[/i:09974c1ae8], é complicado falar, eu mesmo uso apenas [i:09974c1ae8]irradiance[/i:09974c1ae8], já cheguei a estudar mas não consegui bons resultados, agora as maioria das melhores imagens que já vi, foram usando [i:09974c1ae8]irradiance+photos[/i:09974c1ae8]. :joiae:
Oi Fharrá, tudo bem? Veja só, o render é um programa que calcula a forma como a luz vai ser tratada pelas superfícies dos materiais da cena, então as duas coisas mais importantes da cena para obter realismo são materiais e iluminação. Como o Sandro disse, não precisa ser texturas fantásticas, precisa ser uma configuração fantástica, pode usar uma textura de madeira que não é tão boa, mas obter um resultado perfeito de acordo com as configurações do material, a textura é apenas uma parte do material, mas dependendo do material que for criar vai depender de texturas e mapas procedurais muito bem feito também, a textura do diffuse é apenas uma, tem outras texturas que podem ser aplicadas em outros canais para gerar efeitos bem específicos, como controlar o brilho em determinadas áreas, controlar o realce em determinada área, isso depende de fazer uma textura adequada para este fim, ai depende do PhotoShop. Como sempre falo, fica melhor um modelo mau feito e bem texturizado, do que um modelo bem feito e mau texturizado. Para criar materiais reais depende de duas coisas, conhecer muito bem os mapas procedurais do Max e os materiais do seu renderizador, e observar muito os materiais do mundo real para poder tentar recria-los dentro do Material Editor. Abraços
Seguinte, vlw msm pelos esclarecimentos, tanto ao Adminin quanto ao Sandro, que por sinal faz trabalhos perfeitos... exatamente onde um dia pretendo chegar. Mas voltando ao assunto, acho que tenho que melhorar muito em texturização msm, pois não entendo muito de setagem de materias procedurais do max... vou fazer o seguinte: vou ver se posto uma imagem aqui para vcs poderem avaliar onde estou pecando!!! vlw + 1 x !!!
Oi Fharrá... Cara...é isso mesmo que eles disseram... mas vc tem que ter um pouco de cuidado pra não ficar desanimado contigo mesmo....eu tinha o mesmo problema ...até um dia ler em um forum : o cara perguntou pro outro como ele tinha feito a lanterna do carro tão realista, e o outro respondeu que tinha fotografado a lanterna do carro, ajustou alguma coisa no photoshop e depois texturizou a modelo da lanterna com essa foto. Ou seja , tem muita gente que usa textura real ao invés de criar... 8) um grande abraço !!!!
é, mas não é em toda situação que vc pode resolver com texturas reais, às vezes um mapa procedural é muito melhor, tudo vai depender da situação, das necessidades, da produtividade requerida, etc... Uma coisa que eu sempre fazia errado é exagerar no tamanho do mapa de bump, porque dependendo da distância não da pra ver mesmo as irregularidades, é como uma impressão inkjet, se vc aproximar bem os olhos consegue ver o pontilhado mas a uma distância média fica mais liso. Não desanime não, comece tentando fazer coisas simples, bem simples mesmo, mas com profundidade, não crie simplesmente uma cena e aplique uma material da biblioteca, porque assim so vai aprender a drag and drop :) brinque com os canais do material standard, coloque mapas em cada um deles e veja como se comportam, é dependendo desses canais que virá o resultado final do material, nao so da textura como o andré disse. Um abraço e sucesso!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Aí vai um de meus trabalhos, esse foi o "melhorzinho" que eu achei ... Onde estarei pecando ??? :(
Oi Fharrá, cara, eu curti a modelagem, e a iluminação. Talvez e digo talvez aumentar um pouco adensidade das sombras, mas isso e talvez hehe, questão de teste. Agora o que eu acho que vc realmente pecou foi na composição da imagem. Vc mostra tudo, e ao mesmo tempo não mostra nada. Parece que a casa tá bagunçada, e o ângulo que vc escolheu deixou a cena confusa....difícil de se entender. Tenta melorar isso, não corte da cena os objetos que vc julgue serem relevantes para mostrar a mensagem que vc quer passar.
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
:-P Bem é a primeira vez que entro no fórum e estou usando o V-Ray e só uso o render dele pois não sei uasr as outras funções, por favor alguem poderia me ajudar?
fharra é complicado o vray , mais com tempo e um pouco de paciencia a gente pega o jeito , pega um tutor que o pessoal pois no forum e tenta colocar os mesmos parametros de iluminação e vc ja ve a diferença, ai é só qualificar os parametros para sua sena . e sobre as texturas, há estas eu ainda to apanhando bem, acho que teria que ter uma disculção no forum. >>>>>luciano moro na cidade ao lado da sua podemos trocar umas ideias blz <<<<<<<<<<<<<<
atlhon 3.8 64
2gb DDR
radeon 9550 256

junior varela

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710613.

Total de membros registrados: 138079

Últimos membros registrados: diobene, ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk.

Usuário(s) on-line na última hora: 544, sendo 9 membro(s) e 535 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: DeividRobert, TadeuB79, qazxsw123, diobene, Carlos E. Nogueira, Rodrigo, mastermax, Willmitnick, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.