Oi Estrazulas, tudo bem?
O pessoal aqui gosta muito daqueles mouses cheio de funções, eu sou meio antigo e não curto essas coisas, gosto de um mouse bem vagabundo, tipo Clone :)
Então eu uso tudo por atalhos e botões do mouse, quase tudo padrão do Max mesmo, só configuro alguns atalhos especiais e umas coisas no Quad Menu.
Assim me acostumei a rodar a viewport e dar zoom com os botões do mouse e teclas de auxilio, tipo assim.
Sempre mantenha a opção Arc Rotate SubObject, que é a última dentro do ícone do Arc Rotate, segura ele e pega a última opção, depois sempre vai ficar nela quando abrir o programa.
Com essa opção você rotaciona em torno de tudo que estiver selecionado, de objeto até sub-objeto, então só precisa selecionar alguma coisa para servir como Pivot e pode rotacionar a vontade sem sair da tela.
E para acessar o Arc Rotate rapidinho você segura o ALT e clica com o botão do meio do mouse, vai girar o Viewport baseado na seção, se soltar o ALT e segurar o botão do meio do mouse, vira o PAN, para mover a Viewport.
É por causa disso que eu não gosto do mouse com rodinha, porque ela fica no lugar do botão do meio, e tem que apertar ela para funcionar como botão do meio :)
Abraços