Retopologia, afinal pra que serve?

Por: RResende  

Em: 02/07/2012 12:00

Olá, estou me aventurando no ZBrush e vendo muito falar de retopologia... mas afinal, pra que serve? para diminuir o numero de polígonos?
se vc so quer modelar e nao vai animar, então acho q nao serve pra nada
http://www.youtube.com/henriqvist
Serve pra otimizar o modelo, dependendo da aplicação existe um numero de poligonos q se torna mais apropriado, daí a necessidade da retopologia.
obrigado Junior e Henrique.
RResende,

O processo de retopologia tem 2 finalidades básicas.

1. Otimizar a densidade poligonal (\"polygon count\" ou \"polygon density\") de um modelo. Em algumas aplicações, como por exemplo nos games, existe um limite poligonal (chamado de \"polygon budget\") para cada tipo de modelo. Exemplo, em um game os cenários tem um budget, os objetos cenográficos tem outro budget, os persoagens principais tem outro budget e assim por diante. Em geral, como é de costume, os modelos que ficarão mais próximos da câmera do game tem um budget maior, já os objetos que ficarão mais distantes da câmera não precisam ter tantos polígonos e por isso tem um budget menor. Nesse sentido a retopologia permite reestruturar o modelo, mantendo sua forma geral e ao mesmo tempo reduzindo a quantidade de polígonos para que ele se enquadre em seu respectivo budget.

2. Otimizar a topologia (disposição física e lógica dos elementos) de um modelo. Muitas vezes quando um artista cria um determinado modelo, ele não se atém à topologia, seja porque ele está usando ferramentas de escultura livre seja porque ele já planeja fazer retopologia depois. Por conta disso, o resultado acaba sendo uma topologia inadequada principalmente para animação. A retopologia serve então para arrumar as áreas onde a topologia está inadequada, tornando-as mais apropriadas para deformações, morphs e outras ações resultantes da animação. Um exemplo comum é o da animação facial. Quando a animação facial de um personagem apresenta problemas, as pessoas tendem a acreditar que o problema está no rigging ou na animação quando, na verdade, muitas vezes o problema está relacionado à topologia do modelo.

Existem ainda outras situações nas quais a retopologia pode ser bastante útil. Para citar um exemplo, existe uma \"técnica\" para criar roupas e acessórios de personagens usando retopologia, uma vez que a retopologia permite criar novos polígonos seguindo a forma e o contorno de um modelo. Essa técnica pode ser vista em alguns tutoriais espalhados pela Internet.

Abraços e bons estudos!
Puxa, que aula você me deu. Obrigado Chrisrezende. Valeu mesmo!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717329.

Total de membros registrados: 143136

Últimos membros registrados: dtabach, Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556.

Usuário(s) on-line na última hora: 937

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.