Mapear meia-esfera

Por: Battu  

Em: 18/04/2013 11:56

Bom dia pessoal, tenho uma dúvida que deve ser fácil de resolver, mas meu conhecimento limitado não me permite. Seguinte, preciso criar uma meia-esfera que tenha a textura no formato da primeira imagem, porém, que se repita em toda a esfera, e que entre cada repetição haja um espaço em branco. Qual a melhor forma de fazer isso? Tentei abrir com unwrap UVW, mas não sei mexer muito bem com ele, abri a malha como na segunda imagem, mas aí não consigo fazer o formato de \"piramide\", e se eu abro a malha ja no formato da textura, ela fica esticada na parte de cima. Alguem pode me ajudar? Muito obrigado.
Seja a mudança que quer ver no mundo.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Battu: oi Battu!! tudo bem?? Pelo que pude entender da sua pergunta você quer fazer uma \"meia esfera\" com os gomos pretos e o espaço entre os gomos é branco, não é??

Na verdade o que você precisa fazer é criar um mapa bom de colméias no Photoshop com os gomos pretos e o espaço entre eles branco, como você deseja, não é??

O modificador unwrapp neste seu caso pode ser usado sim, mas ai você teria que exportar o \"unwrapp\" dessa meia esfera, salvar como .tga ou .png e pintar os gomos no Photoshop.

Só que exportar o unwrapp dessa meia esfera do 3ds Max para o Photoshop ou Gimp, e ainda pintar os gomos de preto e o espaço entre eles de branco ia te dar um trabalho grande.

Existe uma forma bem mais simples de se fazer isso. Como você já modelou a meia esfera no 3ds Max com o uso de primitivas, não precisa mais usar o unwrapp, porque você não irá pintar a textura dos gomos nas faces abertas da meia esfera.

Você só irá criar do zero, um mapa \"planificado\" com os gomos pretos e o espaço entre eles branco, só isso.

O trabalho maior que você terá será de pós-edição usando o Photoshop ou o Gimp, porque você terá que ou pegar um mapa de colméia na internet pronto e pintá-lo com os gomos pretos e o espaço entre eles branco ou criar um mapa do zero no Photoshop.

Acabei fazendo um mapa com os gomos pretos e o espaço entre eles branco no Photoshop. Criei uma meia esfera, apliquei um material Arch & design nela e renderizei sem muitos detalhes só pra te mostrar, para você ver se é realmente o que deseja.

Fiz a textura para você no Photoshop. Esta aqui embaixo:

Para usar essa textura você não precisa mais do unwrapp do 3ds Max, porque a textura já está criada, você só precisa agora aplicá-la na esfera, criando um material Arch & design e colocando a textura no canal diffuse do Arch & design, tudo bem??

Renderizei ( teste ) com resolução de 800 x 600 a meia esfera com o material dos gomos pretos e o espaço entre os gomos branco. Era isso mesmo??

Aproveitei a oportunidade e criei pra você um mapa de opacidade dos gomos no Photoshop. Apliquei este mapa de opacidade no canal \"cutout\" do material Arch & design e renderizei pra você ver o efeito também.

OBS: Apliquei um material double sided para mostrar o lado de dentro e o lado de fora da esfera. Olha as imagens de render teste aqui:

** Material [b]double sided:[/b]

1.0- Texturas usadas:

1.1- textura-1:

1.2- textura-2 ( opacity ):

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso!!

Muito obrigado pela prestatividade Danilo.
Acho que não fui muito claro na minha tentativa de explicação, hehe, era um pouquinho mais complicado que isso, mas acabei conseguindo, to postando um print pra vc ver como eu queria que ficasse.
Mais uma vez te agradeço.
Abraços.

Battu: oi Battu!! tudo bem?? Ficou bem legal a sua esfera, você usou a textura nela de opacidade que eu pintei no Photoshop?? Manda notícias.

Essas linhas amarelas e vermelhas você modelou ou pintou elas no Photoshop?? Ficaram boas.

Boa sorte no seu trabalho.

Forte abraço e sucesso.

Obrigado cara.

Battu: oi Battu!! tudo bem?? Parabéns pelo seu trabalho, essa esfera bem perto da câmera ficou ótima, bem legal mesmo.

Que bom que acabou dando tudo certo.

Forte abraço e sucesso!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717307.

Total de membros registrados: 143134

Últimos membros registrados: rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676, KARV.

Usuário(s) on-line na última hora: 347

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.