Animação com MassFX

Por: Leo PCO  

Em: 26/05/2013 00:57

Boa noite galera.
É o seguinte, estou fazendo uma animação mas estou com vários problemas.
A animação é de uma cobrança de falta de futebol, onde seriam animados a bola e a rede.
1º - Como animar uma bola sendo chutada? Fiz testes com o Path Constraints dando o caminho com uma linha, o problema é que eu teria que projetar todo o movimento que a bola faria ao atingir a rede, e essa parte eu queria que fosse fisicamente perfeita.
2º - Fiz um teste com um sólido empurrando a bola pra dentro do gol, mas a bola sempre atravessa a rede. A rede balança, mas não oferece resistência e a bola acaba atravessando a rede. Já mexi em parâmetros como massa e elasticidade, mas nenhum deu bons resultados.

Espero ter sido claro, se alguem puder me ajudar e não entender eu explico melhor.

Um abraço e obrigado :)
Lá em MassFx tools > World parameters tente aumentar um pouco os Rigid Bodies substeps e solver iter. não sei detalhar mas eles influenciam na quantidade de colisões serão calculadas a cada frame.

também em World parameters tem a opção \"contact shell\" que pode ajudar um pouco
Já animei algumas cenas assim..
Batendo falta cruzamentos etc..
O meu workflow é o seguinte :
1 seleciono so oq importar pra simulação ..piso,gol,personagem,bola,mureta,etc e faço a simulação em uma outra cena pra ficar mais leve
2. Animo o personagem chutando e o goleiro
3. animo a bola até entrar no gol ( subindo,descnedo,efeito,etc)
4. Defino a bola como dinâmica cinematic ( acho q é esse o nome;)) é aquele q vc define o frame q vai começar a simulação
Defino os outros objetos como statico.
Então coloco no mass da bola em algum frame um pouco antes de chegar ao gol.
E mando simular no massfx.
5. Se estiver ok dou bake (na bola..na precisa dar bake em tudo) e jogo pra cena final.
Dica: sempre deixo um arquivo da simulação base..sem bake pra futuras modificações
Nao é complicado nao?
Dependendo do frame q vc colocar na bola o resultado é diferente.
Tem q ir testando.
Quanto a rede,no meu caso como o massfx era novo nao tinha as manhas..acabei animando na mão mesmo.
Mas nao é complicado nao..tem realmente alguns macetes como o amigo Raul falou..
Como definir certo a geometria pra nao entrar..ou no caso do gol..ela parecer um box nao deixando a bola entrar.
Nao lembro de cabeça qual seria esse macete.:(
Se der segunda faço um teste:)
Tenta aí e posta o resultado p gente v.
Obrigado Raul e 3Designer, os 2 problemas estão solucionados.
Animei a trajetória e a resistência da rede como voces disseram.
Aqui um preview:


Agora já posso começar a desenvolver o resto, e dependendo dos progressos e das dúvidas eu posto aqui. :)

Boa noite e boa semana pra vocês.
Legal!! To loco pra ver essa cena pronta!
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Legal Leo q resolveu;)
Como solucionou o problema da bola atravessando a rede?
A animaao da bola pode melhorar..achei muito linear..
O movimeno dela no começo tem q ser bem rápida.
Ela nao comeca na velocidade 0 e depois vai aumentando.
Se o pe do jogador esta a 100 km/h, essa velocidade sera transferida pra bola.. então ela ja começaria com 100 e ia parando..
Achei muito lenta ela
Da uma refinada nessa animação q vai ficar show;)
3Designer: Então cara, esquecí de dizer, essa cena que eu animei foi exclusivamente pra testar a resistência da rede e essa ligação entre a trajetória da bola que eu determino e o contato físico com a rede. Pra resolver o problema da rede eu mexi nos parâmetros de colisão que o Raul falou. Não sei precisar qual foi o parâmetro, mas já deu pra ver que o problema estava mesmo na rede. Mas valeu mesmo as dicas, provavelmente eu iria errar em alguma coisa que voce citou :)

Estrazulas: pow cara, valeu. Vou postando os ups aqui :)


Mais um up :)
Achei que a rede \'balança\' pouco (ela volta ao estado normal muito rápido), alguem sabe em que parâmetro do MassFX eu corrijo?
O áudio eu retirei do Football Manager, e foi só pra dar uma noção de ambiente, hehe.
Elasticidade , bounce, atrito talvez?[:D]

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