Já animei algumas cenas assim..
Batendo falta cruzamentos etc..
O meu workflow é o seguinte :
1 seleciono so oq importar pra simulação ..piso,gol,personagem,bola,mureta,etc e faço a simulação em uma outra cena pra ficar mais leve
2. Animo o personagem chutando e o goleiro
3. animo a bola até entrar no gol ( subindo,descnedo,efeito,etc)
4. Defino a bola como dinâmica cinematic ( acho q é esse o nome;)) é aquele q vc define o frame q vai começar a simulação
Defino os outros objetos como statico.
Então coloco no mass da bola em algum frame um pouco antes de chegar ao gol.
E mando simular no massfx.
5. Se estiver ok dou bake (na bola..na precisa dar bake em tudo) e jogo pra cena final.
Dica: sempre deixo um arquivo da simulação base..sem bake pra futuras modificações
Nao é complicado nao?
Dependendo do frame q vc colocar na bola o resultado é diferente.
Tem q ir testando.
Quanto a rede,no meu caso como o massfx era novo nao tinha as manhas..acabei animando na mão mesmo.
Mas nao é complicado nao..tem realmente alguns macetes como o amigo Raul falou..
Como definir certo a geometria pra nao entrar..ou no caso do gol..ela parecer um box nao deixando a bola entrar.
Nao lembro de cabeça qual seria esse macete.:(
Se der segunda faço um teste:)
Tenta aí e posta o resultado p gente v.