Oi Carol, tudo bom?
Você está querendo comprar strings com booleanos, ou eles entre si?
Pois, se você quer comprar bool com bool, string com string, é só usar os operadores normais.
Por exemplo, digamos que você tenha o seguinte código:
string valor1 = \"Olá Mundo!\";
string valor2 = \"olá mundo\";
if(valor1 == valor2)
{
print(\"Os dois valores são iguais!\");
}
Veja que acima eu usei o operador de igualdade para comprar as duas strings. Se eu declarasse duas bools, eu poderia usar o mesmo operador para ver se uma é igual a outra.
Se não for essa sua dúvida, poderia deixar ela um pouco mais clara, usando um exemplo de aplicação onde você está tendo problemas?
Sobre a classe Input, a única coisa que você deve verificar, é o tipo de retorno da função. Imagine que você está querendo verificar se uma tecla está sendo pressionada. Para isso, você usaria a função GetKey(), da classe Input. Mais, imagine que você queira ver se a tecla A está sendo pressionada.
O detalhe é que essa função retorna verdadeiro ou falso, para o caso de a tela estar ou não estar sendo pressionada, respectivamente.
então:
bool tecla_a_pressionada = Input.GetKey(KeyCode.A);
agora, você poderia realizar operações lógicas com essa bool, para verificar seu estado.
Por exemplo:
if(tecla_a_pressionada == true)
{
//faz algo
}
Outro tipo de função da classe Input que pode ser usada, são as funções que retornam o valor de um eixo.
Digamos que você queira buscar o valor referente à quantidade de movimento no eixo X do mouse. Veja que essa função retorna um float, que é a variação no movimento do mouse no eixo X. Esse float pode variar de -1 a 1. Portanto, se você quiser usar esse valor posteriormente, é necessário que você o anexe a uma variável do tipo correto, float.
Exemplo:
float quantidade_movimento_eixo_x = Input.GetAxis(\"Mouse X\");
Agora, você terá esse valor armazenado na variável, e poderá usá-lo em alguma aplicação.
Acho que acabei me estendendo demais! heheh
Mas, se sua dúvida for diferente, peço que a especifique dando-me um exemplo, que eu responderei prontamente.
Grande abraço!