Sim mas no caso minha duvida não é exatamente sobre rig ou skinning, eu só dei um exemplo do que eu sei para que é usado o weight map / vertex map no 3dmax. Mas o que eu queria saber é se alem disso ele é usado para mais alguma coisa no max, alguma ferramenta ou modificador que use o weight map para alguam coisa.
No Modo por exemplo vc pode pintar um weight mapa para usar no \"skinning\" de um personagem como no 3Dmax, mas também pode usar para diversas outras coisas como por exemplo usar um weight map para definir o \"peso\" que uma certa tool vai aplicar no modelo. Exemplificando, posso aplicar um extrude ou um bevel em uma seleção de poligonos mas a intensidade desse extrude ou desse bevel vai respeitar esse weight map, vertices com 100% de weight vai ter 100% do extrude aplicado, vertices com 50% vão ter 50% aplicado e assim por diante. Também funciona com tranformações, se eu mover uma seleção de poligonos com a ajuda de um weight map, a intensidade do deslocamento vai depender dos pesos dos vertices nesse weith map.
Simulações de dinamicas podem ser controlados com esses weith maps, posso ter uma malha setada para ser um soft body (simulação de tecidos) e usar um weiht map para controlar as areas que eu quero que a simulação aconteça com maior ou menor intensidade.
Até a subdivisão do modelo (turbo smooth) ou o morph para animação facial pode usar um weight map.
Tem disso no 3dmax também ou algo pareciso? Ou no max o weight map só é usado no rig do personagem mesmo?