É, se tiver muito hi poly não tem tanta expressão não.. Aí no caso, muito provavelmente ele vai usar pra fazer distoar uma parte de outra, num personagem (quando é um so model, etc..), no caso de um model mais hi poly ele já vai estar com smooth automático, q é o mesmo q ter o mesmo sm em todo o model... Mas aí, por exemplo, vai q eu to com lobo ou coisa parecida lá.. Aí tem partes como o limite entre a cuticula e a unha/garra, o limite entre a gengiva e o dente.. Fica muito melhor com sm separado, etc.. mesmo sem textura nenhuma dá pra ver que (se sabendo aplicar, etc.. etc..) agrega bastante ao model, pra essas partes mencionadas dá um impacto bem relevante...
Ah e remover os sm também pode ser legal, caso alguem queira fazer alguma coisa como se fosse lapidado e tal (e aí também por aquele faceted no shader..), etc..
Pra coisas como laminas por exemplo eu acho muito importante também.. principalmente se a convexidade central da lamina é um angulo, não uma curva, ou seja, é o tem relevo angulado, em quatro ou 6 lados tipicos de laminas.. cada um desses deve ter 1 sm proprio, e então a lamina vai ficar bem perfeita.. Essa espadinha fantasy aí, no primeiro ta sem sm nenhum, no segundo ele está separadinho legal.. se fosse tudo o mesmo sm não ia dar pra ver os angulos legais da espada... Numa lamina do tipo \'shinogi-zukuri\' (a lamina japonesa q mais se vê em filmes, etc..) é muito conveniente aplicar a separação de sm pra determinar o yokote)... isso são exemplos.. aí por exemplo nesses casos, mesmo sendo high poly, deveria-se usar os sm, pra alem de suavizar, denotar diferenças tbm..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..