Dúvida - Braço (IK e FK)

Por: Atoon  

Em: 09/09/2013 20:46

Amigos, estava modelando um personagem e estando bem adiantado o modelo, ocorreu algum problema e estou com dificuldade pra solucionar.
Segui esse tutorial, do canal 3ds Max Learning Channel no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=_gm_g8do32k&list=PLnKw1txyYzRlxh1-BT4CifPXC5TBg2vUd

Um dos problemas que surgiu foi no braço, que possui ligações IK e FK.
Apesar de seguir direito os vídeos de construção e rigging (vídeos 33 e 34), quando opero controle IK, a mão não acompanha a orientação do controle, e sim acompanha o movimento do braço. Note na figura 01 que a mão deveria seguir o gizmo.
E quando aciono o comando para fazer os controles FK seguirem o IK, os controles FK sofrem alterações de tamanho e o da mão quando retorna a sua posição inicial, volta fora do eixo, como mostrado na figura 02.

E mais outros 2 problemas:

1) Não consigo criar um clone do meu personagem (para uma cena com 2 personagens, por exemplo), mesmo copiando tudo. Os controles FK e IK do braço do clone não funcionam corretamente.
Creio que seja pelo script adotado pelo tutorial. Mas já voltei na parte do script (vídeo 37) e refiz, renomeando de acordo com o nome dos controles do clone e mesmo assim não fica 100%.
2) Não consigo mexer mais na interação do skin, em algumas partes no braço.
Posso mudar pra qualquer valor e simplesmente fica a mesma coisa, conforme a figura 03.

Não sei se consegui ser muito claro na explicação, mas qualquer coisa, tento detalhar mais.
Desde já agradeço.
Abraço!
Visite http://www.a-toon.com portfólio de ilustrações. Siga-nos no Twiter atoon_ilustra
Se vc usou wire de parametros (quando vc diz assim \'se eu mover em y tal coisa, outra coisa vai fazer x , etc..) ou reações do Reactor Manager, acho q perde quando clona (o clone perde, o clonado continua normal e tal)...

Ah, e no caso, clone como copia, não como instancia. (como instancia é bom por exemplo c vc vai ter varias luzes omni numa cena, q vc quer q sejam iguais aí vc clona elas como instancia da primeira, e mexendo nos parametros da primeira (ou das outras, talvez.. mas eu sempre mexi na primeira mesmo) vc altera os valores de todas as clonadas, etc..)

Mas considero muito pertinente a duvida, nunca clonei coisa 100% rigada pra ver, é interessante...

Ah, e gostei do model do corpo, achei bem simples e eficaz... Poderia mostrar um wire dele?
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Falae ScreamingFox!
Desculpa a demora pra responder.
Das minhas dúvidas, o problema da figura 03 eu consegui entender porque estava acontecendo. O Joint Angle Deformer que apliquei no braço neutralizava a interação do skin.
Bom, realmente usei Wire paramenters e Reactor manager no personagem, então isso pode ser uma possível causa do problema na clonagem. E sim, eu estava clonando como cópia, mas mesmo assim não conseguia.
Com base no que você disse, removi as coisas que usavam wire parameters e reactor manager, substituindo na medida do possível por outros métodos. Mas infelizmente tive perdas: o braço tive que optar rigar IK somente.
Depois disso ainda não tinha conseguido clonar. Lendo em alguns fóruns, descobri que outros passaram pela mesma situação, e conseguiram resolver salvando uma cópia do personagem em outro arquivo e importando. E essa foi a solução, pelo menos temporariamente.

Mas ainda sim minhas dúvidas permanecem, já que também quero ter o braço do meu personagem com rig IK e FK, poder fazer o snapping IK/FK sem maiores problemas e poder também clonar mesmo usando Wire paramenters e Reactor manager (se tiver como).
Qualquer ajuda é muito bem vinda.

ScreamingFox, obrigado pela ajuda e seguem as imagens do wire do personagem, como você pediu. Abraço!
Visite http://www.a-toon.com portfólio de ilustrações. Siga-nos no Twiter atoon_ilustra
Ah, eu tinha pensado nisso tbm (em dar merge no personagem =D)..

Ótimos detalhes no model, quis saber como outros tavam fazendo algumas coisas de juntas e tal =D
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710611.

Total de membros registrados: 138076

Últimos membros registrados: deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr.

Usuário(s) on-line na última hora: 419, sendo 3 membro(s) e 416 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Aahiravan026, claro_lima, deluronforte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.