Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bender   Lajeado-RS - RS
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
resident11   Piracicaba - SP
Daian   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

Marcelo Sousa   Marabá / PA - PA
Fguassu   São Paulo
juniorturino   São Paulo - SP
designercris   Paraiba - AC

2 Questões sobre \'Produção\'..

Por: ScreamingFox  

Em: 26/09/2013 11:08

Bom.. Primeiramente... É mais uma curiosidade.. alguem sabe q renderer foi usado nesse seriado \'Little Krishna\'? Achei muito com \'carinha de Standard Scanline\' XD.. Pus no tópico o meu episodio favorito (mas tem outros melhores em questões tecnicas e tal... achei um dos melhores pra ver e \'conseguir saber\' umas coisinhas ou outras q os caras fizeram em determinadas cenas, etc.. xd..)..

E uma mais importante... Por exemplo, se eu faço um filme, com intenção comercial, e por acaso eu usei determinado renderer lá... Eu tenho q pagar algo pra empresa do renderer, ou a licensa do produto já cobre isso?... Como vai funcionar essa questão aí?.. Fiquei com essa duvida.. :)

grato pela atenção.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olha rapaz, eu já vi coisas absurdas feitas no scanline... tratando de economia em tempo de render, não duvido que tenha feito direto sem GI e radiosidade, ou alguma mescla de um cenário caprichado com GI/radiosidade, com composição em planos, com camera mapping, e camadas apenas para os personagens e efeitos.

Tenho estudado isso desde o início do ano, é absurdo o tempo que se economiza em animações. Mas para arquitetura ainda é necessário aprofundar mais, mas é o caminho. Cansei de liberar renders pra fazer 30s de animação e ficar 30 a 48hs renderizando... isso se tratando de 100GHz em thread que possuo hoje... aí estou com intenção de reduzir os tempos de render afim de aumentar um pouco o comprimento dos vídeos.

Pesquisa sobre camera mapping no próprio 3dsmax, vai ser feliz nessa questão de produção de cenários. O after effects também faz, mas eu acho mais complicado, visto que tem que tratar toda interface nele...

se é uma produção que envolve um pequeno take, até compensa... mas se tem várias tomadas aproveitando o mesmo cenário modelado em 3D, com certeza faria no 3dsmax.

Até o momento, meus conhecimentos são limitados, mas mesmo uma produção dessa que aparenta ser com um tratamento não tão fotorealista, o caminho seria esse: camadas e render elements.

Agora as questões burocráticas eu não sei te falar...sei que se tem uma licença do 3dsmax, você pode instalar ele em diversas máquinas, e para renderizar no backburner no scanline ou mentalray, não precisa ter uma licença para cada máquina. Se for outro render, dependendo, precisa de uma licença para cada.
Olha rapaz, eu já vi coisas absurdas feitas no scanline... tratando de economia em tempo de render, não duvido que tenha feito direto sem GI e radiosidade, ou alguma mescla de um cenário caprichado com GI/radiosidade, com composição em planos, com camera mapping, e camadas apenas para os personagens e efeitos.

Tenho estudado isso desde o início do ano, é absurdo o tempo que se economiza em animações. Mas para arquitetura ainda é necessário aprofundar mais, mas é o caminho. Cansei de liberar renders pra fazer 30s de animação e ficar 30 a 48hs renderizando... isso se tratando de 100GHz em thread que possuo hoje... aí estou com intenção de reduzir os tempos de render afim de aumentar um pouco o comprimento dos vídeos.

Pesquisa sobre camera mapping no próprio 3dsmax, vai ser feliz nessa questão de produção de cenários. O after effects também faz, mas eu acho mais complicado, visto que tem que tratar toda interface nele...

se é uma produção que envolve um pequeno take, até compensa... mas se tem várias tomadas aproveitando o mesmo cenário modelado em 3D, com certeza faria no 3dsmax.

Até o momento, meus conhecimentos são limitados, mas mesmo uma produção dessa que aparenta ser com um tratamento não tão fotorealista, o caminho seria esse: camadas e render elements.
É, eu tinha visto sobre essa questão.. Na verdade, por exemplo, se eu tenho um studio de produção 3d, pra cada máquina onde eu tiver o 3ds eu vou ter q pagar uma licensa do renderizador (alem das dos programas, etc..), e pra cada slave, caso eu tenha um renderfarm, tem uma licensa menor.. No caso se eu fosse fazer uma coisa muito grande, provavel que eu alugaria tempo em renderfarm, e então economizaria na questão de licenças de renderizadores.. Mas sobre a duvida que eu tinha, é bem simples, se pagando a licensa não precisa pagar mais nada.. É como produzir um model e o vender, uma vez tendo pago a licensa do programa no qual se produziu o model..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olha, pelo pouco que sei, se você tiver a licença do renderizador, por exemplo, o V-Ray, pode instalar até 10 slaves com a mesma licença (pelo menos é assim na versão 3.0). O bom do mental ray é que não precisa comprá-lo separadamente. O preço dele já está embutido no 3ds max.
A versão paga destes programas é justamente para fins comerciais. Se fosse apenas para fins estudantis, você usaria a versão estudante, com algumas limitações.
O problema está nos custos. Quando um artista quer trabalhar corretamente, com programas licenciados, seguindo todas as regras das companhias de softwares, tem um custo de produção muito elevado.
Uma alternativa que muitos buscam é usar programas livres, tais como Blender, por exemplo.

Com respeito à renderização, acho que o melhor investimento que um profissional de 3D pode fazer para diminuir o tempo de render é ESTUDAR. CONHECIMENTO é melhor do que trocar de máquina. Conheço usuários usando versões antigas de programas, com estações de trabalho comuns, conseguindo tempo de render muito bom. [:)]

Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
concordo e assino embaixo... um dos motivos que comecei a estudar composição, foi o alto custo de tempo e máquinas para se fazer animações lineares direto do 3D.

matte shadow, camera mapping, bake textured, matte painting, são algumas das opções que tenho visto uma grande chance de conseguir isso.

também tem a questão da mão de obra...tem trabalho que é preciso deixar o pc renderizando enquanto se faz outros trabalhos, como acontece no processo mecânico de imagens para arquitetura.

Agora em trabalho artístico e de publicidade, com certeza imagino compensar bastante, pois são produções que envolvem um escopo de trabalho maior.

Há alguns assim em arquitetura, mas percebo que são mais raros, onde compensaria uma mesma preocupação com composição e concentrar toda mão de obra nessa produção da otimização do render.

Se eu for fazer isso para uma maquete simples de uma residência de pequeno porte, aí considero um certo prejuízo, pois o tempo gasto nisso, geralmente não é pago em pequenos trabalhos.
Eu já havia falado aqui antes, scanline pra animação é o canal!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138070

Últimos membros registrados: mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026.

Usuário(s) on-line na última hora: 715, sendo 17 membro(s) e 698 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Max Idalgo, renaz, Nuno, Reinaldo Silva, Rodrigo, Carla Franco, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Ronaldo, Willmitnick, Duda, marcelo de moraes, Luis Antonio, Thiago Couto, tsmodelagem3d.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.