Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!
Saulo Morais: oi Saulo!! tudo bem?? Primeiramente Parabéns pelo seu trabalho, espero que dê tudo certo e que tenha sucesso nos seus serviços.
Sobre a sua pergunta \"A\", acho que você terá que gerar um pass de F.G ( Final Gather ) de cada vista da câmera, porque o mapa de Final Gather do Mental Ray é um algoritmo diferente do mapa de photons.
O mapa de photons pode ser gerado na sua cena \"independente\" da vista da câmera, o que é ótimo por sinal, mas o mapa de F.G ( Final Gather ) tem que ser gerado em cada frame da sua câmera, infelizmente.
Mesmo que a trajetória da câmera seja linear ( passeio reto ), vejo que alguns artistas gráficos ainda renderizam como se fosse um único mapa de F.G ( Final Gather ) para toda a cena, porque eles acham que pelo fato da câmera andar em linha reta, o mapa é o mesmo. Até que poderia ser, mas se você aplicar materiais monolíticos e se eles tiverem reflexão difusa na sua cena 3d, ai você terá que gerar o mapa de F.G ( Final Gather ) para cada frame de render.
Sobre a sua outra pergunta- \"B\", acredito que sim, é possível, mas não recomendado, pelo menos eu acho.
Devido à natureza \"Aleatória\" dos samples do Final Gather ( F.G ), cada máquina calculará com uma certa velocidade uma solução diferente, assim, quando eles estão todos juntos colocados em um único arquivo depois de gerar em rede, pode ser que haja \"flicker\" durante a sua animação, ou seja, batimentos de imagens durante sua animação.
Tente renderizar com o recurso de \"Generate Final Gather Map\" da ficha do Mental Ray. Me parece que nas versões mais novas do Mental Ray do 3ds Max, mas não tenho certeza, mas parece que por alguma razão, pressionando o botão \"Generate Final Gather Map\", ele não reconhece mais a caixa de \"net render\" ( render em rede ) como costumava fazer antes.
O que você poderia fazer Saulo, é verificar a caixa sob a opção \"Indirect illumination\" que diz \"Calculate Final Gather and GI and skip rendering\", em seguida, clique no botão Render.
Tente usar as opções de \"Optimize for animations\" do Mental Ray e seria interessante também ver se o recurso de \"Rebuild\" ( atualmente é \"Reuse\" ) ( Reconstruir o mapa de F.G ) do Final Gather ( F.G ) funcionará em rede também, acho que não irá funcionar, mas não custa nada tentar.
De qualquer forma, procure usar o conjunto F.G + GI photons para evitar \"flickers\" nas suas animações. Salve os dois mapas e veja se o recurso de \"Rebuild\" do Final Gather irá funcionar no render em rede.
Olha estes vídeos aqui Saulo.
http://www.3dtotal.com/index_tutorial_detailed.php?id=1500#.UknX_-LuejQ ( 3d Total- Flicker free- Mental Ray- 3ds Max )
http://www.youtube.com/watch?v=VboBt2iGf9Y ( Refinando as configurações do Mental Ray render do 3ds Max para cenas internas ).
Espero ter sido útil de alguma forma.
Boa sorte, Saulo.
Forte abraço e sucesso!!