Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rolnei   São Paulo - AC
Daian   Belo Horizonte - MG
Ricardo 3D   Brasil - BA
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

dauddesign   sao jose do rio preto - AC
picsimstudio   Portugal - AC
denner20   blumenau - SC
rogeriodec   Ponta Grossa - PR - AC

Animação de textura.

Por: ScreamingFox  

Em: 11/10/2013 15:37

É.. Por exemplo, se eu quiser fazer um rig praquele olho daqueles quadros de filme de terror, eu iria vincular (o posicionamento ou outro parametro de) um helper ou shape ao Offset em U ou V do mapa do olho (o mapa completo é um mix, cuja mascara é o desenho em sí do quadro (tudo q não é o olho) e só o olho, no caso, o Offset apenas do bitmap do olho em sí)

(se quiserem eu faço um video sobre isso, é bem facinho =D)

E já dá pra fazer bastante coisa interessante com isso ou diretamente similares...

Mas tem aqueles personagens mais infantís, q, ao invés de terem as nuances do rosto em topologia (3d), o rosto é liso e as nuances são desenhadas.. (ex: a boca sorrindo, o olho chorando, etc, etc, etc..)

Alguem aí sabe como se faz um rig, por exemplo, numerando os \'frames\' de expressão facial (q são desenhos animados propriamente ditos) e depois fazendo algo como um \'Reaction Manager\' sendo q o numero da textura seria relativo à algum parametro de outro objeto (por exemplo, se tem uma animação (na textura mesmo) de risada, e essa animação tem 30 frames, como se riga isso num personagem, de maneira a que se possa, de maneira similar à um model completamente 3d, se controlar as expressões faciais e tal..)

Acho q deu pra entender né.. É aqueles personagens lisos (q nem de games antigos e tal..)..

Já ví um jeito de fazer.. (video).. é só desenvolver a partir disso aí :)..

Vou fazer um video depois desse aí só q com uns \'toques\' a mais =D

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
E aí, brother!

esse seu tópico seria uma continuação do que está aqui?
http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/89860

Cara!

tu descreve toda uma filosofia de cg primeiro para depois escrever o que realmente quer. Isso é pior que aquelas perguntas de pré-vestibular. hehehe!

é só uma brincadeira, brother. Espero que não esquente sua cabeça com o que falei. hehe!
só meio engraçado. É só isso. hehe!
É q eu quis explicar bem q não é simplesmente por um video como difuso.

(e não tem a ver com o topico lá não .. XD)

Sabe quando c riga uma boca, pra, por exemplo, sorrir, abrir, fechar, etc..? Então, é a mesma coisa, só q ao invés de ser em topopogias 3d (na geometria do model), simplesmente criar controladores (do tipo fader (\'slider\')) pra interagir, de maneira idêntica ao controle de um morph target, o controle sobre qual desenho, de todos que compôe o rosto (ou parte do rosto), por exemplo vai ser aplicado na textura..

Mas depois eu faço um video, vai dar pra entender melhor.. O grosso mesmo é o q o cara mostra no video que eu postei ali, é meio q a base, o q eu pensei aqui (e tenho um bom nivel de certeza q vá dar certo) é aumentar a complexidade do material, de maneira a que seja possivel haver varias expressões faciais diferentes e controlaveis..

hum.
Vou fazer o video agora (deu certo)..

Fiz o video, vou postar..

...Video upando...

(eu dei o wire dos dois no mesmo parametro sem querer mas no final eu corrijo.. XD)..
(detalhe: Tem q duplicar o material (no caso de ser a mesma animação) pra ficar um independente do outro)

Link pro .Max do video:
http://www.filedropper.com/anim

Isso é a base e daí dá pra fazer coisa muito mais complexa, etc..

(obs: Tem q clicar na imagem pra ver a animação (é um gif animado))
cara! Posta o video na seção de tutoriais. hehe!

se quiser ajuda para postar é só falar.
Esse aí eu acho basico demais, uma vez q tem só uma animação..

Depois da raposa q eu to fazendo, to afim de fazer uma lagartixa, e um personagem infantil, desses q geralmente se faz com animações faciais do tipo demonstrado..

A lagartixa é mais por uma curiosidade no assunto \'rig\'.. Quero ver como fazer uma lagartixa cujo rig a possibilite de abandonar uma parte do rabo, que então vai ficar com um waveform fazendo (o rabo) se contorcer de um lado pro outro... XD.. Vislumbrei uns jeitos de se fazer isso.. Isso vai ser bom aprender q dá pra usar, por exemplo, pra qualquer membro destacavel num personagem (é q o rabo de uma lagartixa é um exemplo muito claro disso)..

E o personagem do tipo infantil vai ser pra dominar a questão dos rigs de textura.. Disso aí demonstrado no video, que é simples, se aumentando a complexidade do material, daria pra, por exemplo, pôr varias animações de 10 frames (ou qtos frames quiser, aí o numero de frames vai ser igual ao numero de submateriais), isso, segundo o que eu pensei agora, seria feito:

-Cada material multi-sub, que representa uma animação, seria um layer num material do tipo Composite.(por exemplo, um multi-sub de sorrir, um multi-sub de triste, e pro olho um de piscada, um de coraçãozinho, um de bravo, etc..cada um desse um multi-sub)
-Dando o wire da opacidade entre os materiais do Composite e um parâmetro de \'expressão\' (no sentido \'facial\', não no matemático..) de um controlador com Attribute Holder (ou seja, quanto mais de \'expressão\' tiver determinada animação (olho triste, boca alegre, etc,etc..) mais esta terá opacidade no material Composite.. =D..

Eu ainda to pensando um pouco sobre como usar mascaras ao invés de primitivamente recortar o model.. Dá pra duplicar (o model) q nem nos games antigos se fazia pra aplicar efeitos especiais.. Tenho certeza quase absoluta que isso já daria 100% certo, mas aí ia ter varias e varias vezes a geometria (embora só seria mostrada a parte das expressões faciais 2d...).. No caso isso seria feito pra não haver distorções.. Tem q se fazer essa tecnica com máscaras, ao invés de se recortar o model, senão, quando vc for dar um skin ou physique, talvez desloque e fique \'rasgado\' o model..

Por isso imagino que eu tenha q desenvolver ainda um pouco pra ter a segurança de fazer um tutorial mesmo... Esse aí foi mais uma demonstração.. Dá pra fazer umas coisinhas legais só com o q tá aí, mas é meio limitado, etc..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710610.

Total de membros registrados: 138075

Últimos membros registrados: Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam.

Usuário(s) on-line na última hora: 687, sendo 4 membro(s) e 683 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Aahiravan026, Canithencer, claro_lima, Percivalgodfrey.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.