Esse aí eu acho basico demais, uma vez q tem só uma animação..
Depois da raposa q eu to fazendo, to afim de fazer uma lagartixa, e um personagem infantil, desses q geralmente se faz com animações faciais do tipo demonstrado..
A lagartixa é mais por uma curiosidade no assunto \'rig\'.. Quero ver como fazer uma lagartixa cujo rig a possibilite de abandonar uma parte do rabo, que então vai ficar com um waveform fazendo (o rabo) se contorcer de um lado pro outro... XD.. Vislumbrei uns jeitos de se fazer isso.. Isso vai ser bom aprender q dá pra usar, por exemplo, pra qualquer membro destacavel num personagem (é q o rabo de uma lagartixa é um exemplo muito claro disso)..
E o personagem do tipo infantil vai ser pra dominar a questão dos rigs de textura.. Disso aí demonstrado no video, que é simples, se aumentando a complexidade do material, daria pra, por exemplo, pôr varias animações de 10 frames (ou qtos frames quiser, aí o numero de frames vai ser igual ao numero de submateriais), isso, segundo o que eu pensei agora, seria feito:
-Cada material multi-sub, que representa uma animação, seria um layer num material do tipo Composite.(por exemplo, um multi-sub de sorrir, um multi-sub de triste, e pro olho um de piscada, um de coraçãozinho, um de bravo, etc..cada um desse um multi-sub)
-Dando o wire da opacidade entre os materiais do Composite e um parâmetro de \'expressão\' (no sentido \'facial\', não no matemático..) de um controlador com Attribute Holder (ou seja, quanto mais de \'expressão\' tiver determinada animação (olho triste, boca alegre, etc,etc..) mais esta terá opacidade no material Composite.. =D..
Eu ainda to pensando um pouco sobre como usar mascaras ao invés de primitivamente recortar o model.. Dá pra duplicar (o model) q nem nos games antigos se fazia pra aplicar efeitos especiais.. Tenho certeza quase absoluta que isso já daria 100% certo, mas aí ia ter varias e varias vezes a geometria (embora só seria mostrada a parte das expressões faciais 2d...).. No caso isso seria feito pra não haver distorções.. Tem q se fazer essa tecnica com máscaras, ao invés de se recortar o model, senão, quando vc for dar um skin ou physique, talvez desloque e fique \'rasgado\' o model..
Por isso imagino que eu tenha q desenvolver ainda um pouco pra ter a segurança de fazer um tutorial mesmo... Esse aí foi mais uma demonstração.. Dá pra fazer umas coisinhas legais só com o q tá aí, mas é meio limitado, etc..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..