Ah tá..
Resumidamente, é pra vc mudar a cor da reflexão apenas.
Com o V-ray não vai dar pq ele não vai aceitar o mapa raytrace.. Mas com o V-ray é tradicionalmente mais facil de fazer coisas reflexivas..
É uma questão quase conceitual.. Na verdade, o ouro ou a prata em sí, os minérios, são um tanto escuros e não muito brilhantes (só enterrar uma moeda de prata por uns anos q ela fica com um aspecto um pouco mais \'natural\'), mas o tratamento que a gente dá, e o grau de pureza do metal determinam o brilho..
No caso do metal completamente reflexivo, é mais a cor da reflexão em sí q vc vai ter q mudar, do que a cor difusa, pra uma coisa \'cromada\' por exemplo, a cor difusa quase não vai aparecer.. Então, por exemplo, num \'cromado vermelho\', é a cor da reflexão q vai ter um viés pro vermelho, etc.. O V-ray é bem \'straightforward\' pra isso não é dificil de achar não..
Dizem que o aluminio, mercurio, prata e ouro são quase pretos, e sabemos o quão reflexivos eles podem ser (veja uns videos no youtube sobre experimentos com mercurio).. Então é mais a cor da reflexão em sí (q cor vai ser refletida) q vc quer mudar..
Pra um material muito mais brilhante, na verdade, de \'brilho extremo\' (no Vray), como por exemplo o aluminio derretido e mercurio, por exemplo, eu faço quase a mesma coisa q eu tinha falado acima, eu uso um material do tipo aditivo, gosto de usar o Shellac (ele combina 2 materiais de maneira aditiva), ele funciona muito bem no Vray (apesar de que o vray tem um shellac proprio parece, mas não cheguei a usar..), então eu uso um material Vray reflexivo como base e um material standard de shader strauss, com brilho alto, com falloff no difuso e copiado pra reflexão.. Aí o blend do shellac vai ser o quão \'extremo\' é o brilho, dá pra fazer bastante coisa nesse sentido aí..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..