Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Neoferd   Brasil - SP
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Luciano BT   Araras | SP - SP
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

estudionilo   Assaí - AC
lipefaust   São Paulo
guardianoo   Valentim Gentil/SP - SP
tingoxd   São Paulo - SP

Image Based Light?

Por: prata  

Em: 27/11/2013 22:15

Tem como iluminar uma cena no 3dmax usando apenas uma imagem HDR, sem usar nenhuma light?

Eu sei usar IBL tanto no vray quanto no mental ray mas ele não seixa sombras diretas, apenas a \"coloração\" ambiente que fica de acordo com o HDR, apenas com sombras suaves tipicas do GI. Pra ter sombrar eu preciso colocar uma light na cena.

Fiz um pequeno teste aqui no Modo e nessa cena eu não usei nenhuma light, a iluminação toda esta sendo dada por uma única imagem HDR no environment.

Como fazer o mesmo no vray ou mental ray? Gosto de usar IBL pq acho ue ja deixa a iluminação realista sem dar muito trabalho, basta escolher uma HDR perfeita para a cena que quer.
Dá uma olhada nisso aqui.

http://www.vizpark.com/hdri-lighting-with-3ds-max-and-vray/
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Nesse tutorial ele uma vray light dome
Reduz o valor do gamma do hdri que marca mais as sombras.

acho que tu tá fazendo alguma coisa de errado no modo IBL.
Aí um exemplo de uma mesma cena usando somente a iluminação da HDRI e outra usando Daylight e FG no Mental Ray.

lembrando que a HDRI deve ficar como Spherical Environment no Mapping (Environ).

obs: uma coisa que tem que levar em consideração também é o tipo da HDRI. Se for uma onde céu é mais nublado ou de um ambiente interno aí, provavelmente, terá iluminação com sombras mais difusas mesmo.

veja o vídeo da autodesk também:
http://www.youtube.com/watch?v=wG183KmxlKs

no caso do vray, realmente as sombras ficam um pouco mais amenas. Isso porque não testei muita coisa. Pode haver algum parâmetro aí que faz com que as sombras ficam mais fortes. De qualquer forma, mesmo assim, dá pra notar que as sombras possuem uma direção só.

Lembrando que no caso do Vray vc deve usar VrayHDRI. Se usar o Bitmap não vai dar certo.
Diminuir gamma geralmente deixa zero bala
Acho que entendi como fazer, preciso usar uam vray dome ou uam skylight junto neh? É que eu achei que pudesse fazer sem usar nenhum light. Eu geralmente coloco a HDRI no environment do max ou no environment override do vray, mas sem usar dome light ou skylight, assim a iluminação ficava apenas com \"sombra de GI\" ou com varios splotches na cena qd a HDRI tinha um ponto forte de iluminação.

Não sabia que precisava usar uma light em conjunto como a dome light ou a skylight. Como no Modo não precisa de light nenhuma na cena, achei que no Max tb não precisaria, mas aprendi agora como se faz. Valeu pessoal!
no caso do mental ray tu pode inserir no Environment, porém tu deverá inserir a SKYLIGHT e mudar para opção de usar o que estiver no Environment para a iluminação. De qualquer forma é necessário a luz.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 499, sendo 13 membro(s) e 486 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Alessandro.Marcos, Eduardo Ramos, claro_lima, Hot, Gabriel.C, Max Idalgo, Duda, Danielreis, Thiago Couto, Felipe Duarte, Henrique Ribeiro, Fabrício.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.